Nampula (IKWELI) – A vila de Namapa, sede do distrito de Eráti, na província de Nampula, foi, praticamente, destruída por indivíduos que, alegadamente, reivindicam resultados eleitorais a favor do candidato presidencial Venâncio Mondlane que se autoproclamou vencedor e vem orientado manifestações violentas desde o dia 21 de outubro do corrente ano.
Em Namapa, os manifestantes assassinaram o chefe de Operações no comando distrital da Polícia da República de Moçambique (PRM), como também assaltaram a residência oficial do administrador, aventando-se a hipótese de que, também, queriam matá-lo.
Fontes do Ikweli em Namapa contam que os assassinos misturam-se, entre possíveis Naparamas e manifestantes, mas uma outra fonte desmentiu tratar-se de Naparamas, afirmando serem apenas malfeitores.
A via que dá acesso à vizinha província de Cabo Delgado está intransitável e vários veículos foram queimados.
“É junção de manifestantes e Naparamas, o chefe da operação já foi morto, no total são 4 ou 5 polícias mortos, queimaram o posto, as infraestruturas, administração, libertaram os reclusos, roubaram o banco, arroz”, conta nossa fonte a partir de Namapa.
Outra fonte disse que “aqui, na verdade, a situação não está boa, são os manifestantes a fazerem isso, segundo as informações porque eu não cheguei na estrada, estou no bairro, mas há relatos que o chefe das operações foi morto, e alguns polícias, e alguns militares também”.
Uma outra fonte confirmou que há um estabelecimento bancário assaltado. (Redação)