Nampula (IKWELI) – Uma equipa da TV Sucesso na cidade de Nampula, jornalista e cameraman, foi agredida brutalmente por manifestantes que alegam estar a cumprir a fase Turbo V8 das manifestações convocadas por Venâncio Mondlane, candidato que autoproclama-se vencedor da eleição presidencial.
Emerson Joaquim e Nórcio Arlindo pretendiam captar material noticioso, na manhã desta terça-feira (24), quando os manifestantes invadiam estabelecimentos comerciais no centro comercial Macua Mall, no bairro de Namicopo.
O pior não aconteceu, porque quando os repórteres da TV Sucesso descobriram que os manifestantes vinham em sua direção para vandalizar os seus materiais, puseram-se em fuga.
“Eu estava a fazer o meu trabalho, estava a fazer imagens, quando manifestantes estavam a saquear produtos na shoprite, na zona da Memória, quando eles discubriram que estavam a ser filmados um grupo veio atrás de mim, tinha que lançar a câmera para o carro onde estava o meu colega, mas graças a um jovem me socorreu numa casa, que também não foi fácil, tinha que tirar o colete e a camiseta da imprensa”, contou Nórcio Arlindo.
Por outro lado, Emerson Joaquim, reporter da TV Sucesso, conta que “eu estava dentro do carro e o colega Nórcio começou a fazer imagens, então quando descobriram que tinha imprensa correram em cima de nós, com objectivo de vandalizar as câmeras, o meu colega conseguiu entrar no bairro e liguei o carro com aquelas todas barricadas até no mercado da Memória, então chego ali o meu carro furou pneu, preferi abandonar o carro e entrar no bairro, assim estou na 4a Esquadra”.
A fonte acrescentou, novamente, que “assim o Nórcio está ferido, mas como agora estão a saquear e vandalizar, eles não querem nenhum da comunicação para reportar”. (Virgínia Emília)