Nampula (IKWELI) – Pouco mais de duas centenas de jovens da cidade de Nampula, capital do maior círculo eleitoral do país, promoveram uma marcha pela paz e harmonia social, na manhã desta terça-feira (17).
A marcha, que teve início na zona da Sipal, percorreu a avenida do Trabalho e a Paulo Samuel Kankhomba, tendo desaguado no Parque Popular e foi liderada pela agremiação Activistas Voluntários de Moçambique (AVOREMO), contando com participação de partidos políticos, confissões religiosas e outros cidadãos.
A AVOTANA [Associação dos Voluntários para Organização e Orientação dos Táxi-Motas], também, participou do evento e, o seu presidente, Alberto José, comentou que “como activistas comunitários, achamos melhor fazer uma marcha em prol da paz, razão pela qual contamos com a comunidade islâmica, cristã e todos partidos políticos. Estamos a fazer essa marcha em saudação e, também, em pedido para que haja reconciliação e paz em Moçambique, para o bem-estar do povo moçambicano. Sabemos que as manifestações que estão a decorrer têm estado a tirar a paz e estabilidades políticas, então seria bom que entrassem em diálogo para que haja uma solução”.

Na mesma ocasião, Albertino José manifestou a sua preocupação sobre casos frequentes de vandalização de infra-estruturas públicas e privadas, incluindo centros de saúde e postos policiais, incendiados nos distritos de Larde e Mogovolas, bem como a perda de vidas humanas, por alegada brutalidade dos agentes da Polícia da República de Moçambique (PRM), durante as manifestações em curso no país. (Virgínia Emília)





