Meconta (IKWELI)- Encerrou neste domingo (24), no Santuário Maria Mãe do Redentor, no distrito de Meconta, a saga de orações e meditação dos jovens católicos da província de Nampula, actividades que tiveram como foco a preservação da paz e da justiça social.
O evento, que juntou consagrados e consagradas, acontece em simultâneo em todas as dioceses e Arquidioceses do país, sob a orientação da Conferência Episcopal de Moçambique (CEM).
Na missa de encerramento, dom Inácio Saure, arcebispo metropolitana e presidente da CEM, sublinhou a necessidade de os jovens, sobretudo católicos, continuarem a preservar a paz nos seus corações e em todo lugar e momentos onde os mesmos se encontram.
“Decidimos rezar pela paz nessa jornada”, disse dom Saure, referindo que o lema do evento foi “aquele que espera no senhor caminha sem se cansar”.
“O Papa Francisco nos orienta que os conflitos não se resolvem com armas, mas sim com diálogo, no entanto, lamentamos a perca das vidas humanas nessa crise pós-eleitoral e na sua maioria são jovens, e a Conferência Episcopal de Moçambique criou esse espaço em todo país que, no domingo de Cristo Rei, deveríamos rezar pela paz em moçambique”, disse o Arcebispo de Nampula, apelando aos jovens que “Jesus vem restaurar o reino da verdade e de santidades de graças, Jesus Cristo vem estaurar o reino da paz, o rei do mundo é violência para quem não se conforma com o sistema”. (Malito João, em Meconta)