Nampula (IKWELI) – O campeonato nacional de futsal, em sénior masculino, voltou a sofrer mais uma interrupção, desta vez devido às ondas de manifestações pós-eleitorais que o país está a observar desde o anúncio dos resultados pelas Comissões Distritais e Provinciais de Eleições.
Inicialmente, a prova estava agendada para o seu arranque no dia 30 de Novembro em curso, mas por questões de reajuste do calendário foi remarcada para o dia 15 do mesmo mês. A nova reprogramação da competição, agora por razões de segurança, aponta para o início da prova no dia 5 de Dezembro do ano em curso. “Por motivos organizacionais, vimos por esta via informar a todas as Associações Provinciais que movimentam esta modalidade, o adiamento do Campeonato Nacional de Futsal, inicialmente marcado para se realizar a partir de 16 a 30.11.2024”, refere o Comunicado oficial número 0155/FMF/D/2024, de 13 de Novembro, da Federação Moçambicana de Futebol, apontando o novo período de 5 a 15 de Dezembro, para a realização da prova.
“Só participam as equipas cujas inscrições dos seus jogadores estejam inseridos no sistema FIFA Connect e competindo nas provas em curso nas Associações Provinciais na presente época”, refere o mesmo comunicado.
Este ano o Campeonato Nacional de Futsal terá palco montado na cidade de Chimoio, capital provincial de Manica, onde se espera que os campeões e vice-campeões das competições provinciais possam estar presentes.
A província de Nampula, recorde-se, estará representada na competição pelas equipas das Soluções Rurais (campeões provinciais) e Ferroviário de Nampula (vice-campeão provincial).
Para os dois representantes de Nampula o adiamento do campeonato vem ajudar na melhor organização com vista a sua participação no cobiçado campeonato. É que o período anterior colocava muitas incertezas para a sua participação, isso porque, para além dos protestos, comprometeria de certa maneira a participação de alguns atletas devido a questões laborais.
Para Mariano Arnaldo, por exemplo, Director Desportivo das Soluções Rurais, a alteração veio a valer porque até Dezembro, a equipa estará preparada da melhor forma para fazer face ao campeonato. Por outro lado, todos os atletas do clube estarão disponíveis para a viagem, contrariamente ao anterior período em que os mesmos estariam a honrar com os seus compromissos laborais.
Para o mister Zainul, adjunto técnico do Ferroviário de Nampula, antes da alteração havia incertezas da disponibilidade dos atletas, pois ninguém arriscaria no meio de uma manifestação que, muitas das vezes, têm sido transformadas em tumultos. A programação, não só vai permitir que todas as pedras estejam disponíveis, como também vai favorecer a melhor preparação táctica e técnica, com vista a uma boa participação no referido evento desportivo. (Constantino Henriques)