Com ou sem qualificar ao Moçambola do próximo ano: Mussito Júnior vai deixar a presidência do Sporting de Nampula

0
177

Nampula (IKWELI) – O presidente do Sporting de Nampula, vulgarmente conhecido por Mussito Júnior, disse exclusivamente ao Ikweli que não vai recandidatar-se para a presidência dos antigos Namutequeliuas, como forma de permitir que ideias novas possam, também, comandar os destinos do clube.

Neste momento, o Sporting de Nampula está apenas a dois jogos de regressar ao campeonato nacional de futebol da primeira divisão, o Moçambola, uma vez que se qualificou para a finalíssima da poule regional norte, prova que dá acesso a competição máxima do calendário futebolístico moçambicano, e tem como adversário o Ferroviário de Nacala.

Apesar de matematicamente o Sporting de Nampula estar em condições de regressar ao Moçambola, prova que disputou e de onde foi despromovido em 2019, Mussito Júnior entende ser necessário que novas pessoas assumam o comando da colectividade, garantindo que outros sócios dos chamados reis do norte tenham oportunidade de emprestar o seu conhecimento de gestão aquela formação.

Mussito Júnior assumiu a presidência do Sporting de Nampula em 2016, sendo que actualmente encontra-se a cumprir o seu segundo mandato e que termina em fevereiro próximo, com a realização da Assembleia-Geral Ordinária da agremiação, e, ao que tudo indica, poderão ser eleitos os novos órgãos sociais.

Aquando da sua eleição em 2016, para o primeiro mandato, Mussito Júnior havia prometido levar o Sporting de Nampula ao Moçambola, facto inédito que conseguiu na época desportiva de 2018, depois de em 2017 tornar-se vencedor da poule regional norte. 

Depois da sua despromoção da competição máxima do futebol nacional em 2018, com Mussito na presidência dos leões do norte, a equipa lutou para o seu breve regresso sem ter conseguido pois, em 2022 perdeu no decisivo jogo diante do Baía de Pemba, e no ano passado, diga-se, foi para esquecer na liderança daquele jovem desportista, pelo facto da equipa não ter conseguido nem apurar-se a poule.

Apesar dos estatutos do clube lhe abrir espaço para o terceiro mandato, Mussito Júnior disse mesmo que pretende cumprir com a sua palavra, deixar a presidência da agremiação, mas continuar a apoiar o conjunto, pois os antigos Namutequeliuas estão no seu coração.

“Tudo indica que tenho mais dois jogos como presidente do Clube. Brevemente irei chamar a imprensa para comunicar a minha decisão, não irei mudar, está tomada, mesmo que o Sporting vá ao Moçambola vou deixar mesmo o clube. O meu mandato termina na primeira quinzena de Janeiro, mas os estatutos permitem que eu vá ao terceiro mandato, mas já chega, que venha o outro com outras ideias. Estou neste clube há mais de 14 anos, então para mim já chega”, referiu Mussito Júnior, momentos após o Sporting bater o Desportivo de Pemba e consequente qualificação para a finalíssima da poule regional norte de apuramento ao Moçambola 2025. (Constantino Henriques)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui