Nampula (IKWELI) – A Polícia da República de Moçambique (PRM), na província de Nampula, deteve 34 apoiantes do partido Optimista para o Desenvolvimento de Moçambique (PODEMOS), alegadamente por incendiarem casas e pneus nas vias públicas, condicionando a circulação de pessoas e bens durante a manifestação convocada pelo candidato presidencial suportado pelo respetivo partido, Venâncio Mondlane.
O chefe do Departamento de Relações Públicas da PRM, em Nampula, Dércio Samuel, disse que as detenções ocorreram nos distritos de Nacala, Mogovolas, Angoche e Murrupula.
Segundo esta fonte, na sequência, 9 pessoas contraíram ferimentos ligeiros, 2 agentes da corporação também foram feridos e 7 casas ficaram destruídas.
Esta fonte explicou ainda que, para além de os manifestantes incendiarem casas e pneus nas vias públicas, apoderaram-se de bens nas lojas, enquanto outros grupos invadiam residências de agentes da polícia, ameaçaram de morte as famílias destes.
Samuel, que falava em conferência de imprensa na última sexta-feira (1), apela que os jovens ao participarem em manifestações não realizem actos de vandalismo de residências e saques de bens. (Virgínia Emília)
#manifestação,#jornalIkweli,#IkweliNampula