Nampula (IKWELI) – A equipa das Soluções Rurais sagrou-se campeã provincial de Nampula na modalidade de futsal edição deste ano, após derrotar no passado domingo a turma de Expansão United, por 12 a 3.
A partida contou para a última jornada da competição e foi disputada no pavilhão de Desportos do Clube Ferroviário de Nampula. À entrada para aquele confronto, as Soluções Rurais precisavam apenas de um empate para assegurar o título, mas a vontade dos atletas do clube, em fazer golos, foi elevada e culminou com a pesada derrota imposta ao adversário.
Assim, com esta vitória, as Soluções Rurais sagraram-se campeões provinciais com 61 pontos, mais dois em relação ao Ferroviário de Nampula, vice-campeão provincial. Aliás, trata-se do terceiro título consecutivo daquele jovem grupo desportivo.
Trata-se de um campeonato que contou com 12 equipas participantes, nomeadamente, Grupo Desportivo Xicomu, Padaria Ayaan, Moznaf, União Desportiva de Nampula, Soluções Rurais, Ferroviário de Nampula, Os Revoltados, Expansão United, Etoile de Guiné, Elman Fc, Construções Auro e Academia Militar. A competição foi disputada no sistema clássico todos contra todos em duas voltas, num total as de 22 jornadas.
Os gladiadores, como também é conhecida a equipa das Soluções Rurais, foi a colectividade mais consistente na prova, razão pela qual perdeu pontos apenas para o único adversário da competição, o Ferroviário de Nampula (um empate e uma derrota).
Este feito, segundo considerou o timoneiro da colectividade, Jordão Matimula Júnior, revela a total entrega de todo grupo de trabalho que tem em vista firmar-se numa das maiores colectividades desportivas da província de Nampula. Aliás, acrescentou não ser ao acaso em que esta seja a terceira vez consecutiva, a sua agremiação torna-se campeão provincial.
“Este é mais um título, sim. Foram três anos que tivemos trabalho árduo. Estamos a mostrar o que valemos, somos a única equipa de Nampula que tem estado a representar Nampula condignamente”, refere Jordão Matimula Júnior.
“Nós entramos nesta luta cientes que os jovens estavam envolvidos nas drogas, e a intenção nossa era de assegurar esses jovens envolvendo numa actividade produtiva e que deixassem os vícios e conseguimos fazer isso e, hoje, estamos a revalidar o título e lhe asseguro que vamos fazer um bom campeonato nacional”, referiu o treinador campeão.
Para além do título de campeão, a equipa das Soluções Rurais viu seus jogadores também a levarem prémios individuais, como Amadinho que saiu como melhor jogador do campeonato e segundo melhor marcador, Chauale eleito como guarda-redes menos batido, para além do próprio mister Matimula eleito pela comissão como melhor treinador da competição.
Neste capítulo de prémios individual, destacam-se elementos de outras agremiações, como Babuba (guarda-redes do Ferroviário de Nampula) que saiu na condição de segundo guarda-redes menos batido, Lilindo (jogador da Padaria Ayaan) melhor marcador, Abdul Cadre (Ferroviário de Nampula) segundo melhor jogador do campeonato, Zainul (Ferroviário de Nampula) segundo melhor treinador.
De realçar ainda que, a equipa da Padaria Ayaan levou o troféu de terceiro lugar, a passo que a União Desportiva de Nampula foi considerada a equipa fair play da competição.
No seu discurso de encerramento daquele campeonato, Januário Pastola, presidente da Associação Provincial de Futebol de Nampula, mostrou-se satisfeito pelos moldes como a competição decorreu, e desejou boa sorte as equipas das Soluções Rurais e Ferroviário de Nampula que vão representar a província no campeonato nacional da modalidade a ter lugar este ano na cidade de Chimoio.
“A Associação Provincial de Futebol de Nampula agradece à comissão provincial de futsal que colaborou connosco, desde o período em que iniciou o campeonato provincial de futsal. Por isso agradeço a eles porque sempre tiveram dificuldades, sim, mas sempre houve solução das mesmas dificuldades. Assim, damos mais forcas para que continuem a trabalhar dessa forma, e estou a parabenizar ao campeão e todas as equipas participante, incluindo a equipa fair play, todo que fizeram de tudo para que isso acontecesse. Agora resta-me dar forcas as duas equipas que vão no nacional em Chimoio para que tragam troféus aqui na província de Nampula”, precisou Januário Pastola, timoneiro da Associação Provincial de Futebol de Nampula. (Constantino Henriques)