Nampula (IKWELI) – Em momento em que o país espera a divulgação dos resultados eleitorais de 9 de outubro, Albino Forquilha, presidente do partido PODEMOS, fez um apelo veemente à Comissão Nacional de Eleições (CNE), exigindo transparência e verdade eleitoral.
A divulgação dos resultados eleitorais está prevista para esta quarta-feira (24) e Albino Forquilha espera que os resultados reflictam o que o povo votou. “Esperamos que a Comissão Nacional de Eleições, efectivamente, avaliando as impugnações que fomos colocando a nível do distrito e peço que de consciência limpa, sinta que o resultado que os distritos anunciaram não corresponde a verdade e possam puxar para que a verdade eleitoral venha ao de cima”.
Forquilha sublinha que espera muita competência dos órgãos eleitorais.
O líder do PODEMOS afirmou, também, que se os resultados foram transparentes, que sejam divulgados de forma justa, “porque se cumprirem com as leis, ninguém vai andar a convocar protestos ou ninguém vai lutar por uma coisa que sabe que não conquistou, então o contrário vai criar sempre problema. Tenho a consciência que não se deve repetir o que foi em 2023 em que foi entregue o poder a quem não conquistou, porque isso seria abusar o povo”.
Albino terminou afirmando que “a nossa luta é que essa soberania continue nas mãos do povo e não nas mãos daqueles que tem arma para silenciar, não queremos isso, se assim for, continuaremos sempre a lutar”. (Ruth Lemax)
#Eleicoes2024
#IkweliMoçambique