Nampula (IKWELI) – O partido Povo Optimista para o Desenvolvimento de Moçambique (PODEMOS) chamou a imprensa na manhã desta sexta-feira (18), em Nampula, para denunciar que, dentre os seus membros detidos em conluio com a marcha liderada pelo seu candidato presidencial Venâncio Mondlane na última segunda-feira (14), há adolescentes que foram recolhidas para os calabouços pela Polícia da República de Moçambique.
Sumail Alberto, porta-voz do PODEMOS em Nampula, disse que na companhia dos 3 adolescentes, outros 10 membros do seu partido foram encarcerados.
Esta fonte anotou que os familiares destes menores não têm tido autorização para contactá-los directamente, alias é lhes exigido a presença de Venâncio Mondlane e/ou altos quadros do PODEMOS em Nampula para a libertação dos mesmos.
Para consolar os parentes dos detidos, Alberto garante que “já estamos preparados e temos figuras que somente estão lá para resgatar a liberdade e integridade do povo moçambicano que estão detidos sem justa causa” e “acreditamos que num espírito da fé vai se regularizar isso”.
Por outro lado, este interlocutor disse que, paralelamente, s pessoas que contraíram ferimentos na referida marcha estão sendo assistidos às custas da organização.
O Ikweli falou com Gilberto Ínguane, director da Ordem no comando provincial da PRM em Nampula, no sentido de apurar a veracidade dos factos, ao que esclareceu que havendo menores no grupo dos detidos, o PODEMOS pode apresentar provas a respeito para que a lei seja cumprida.
“Não há detenção de nenhum menor”, disse, assegurando que “nós não iremos reagir em relação a isso, porque já remetemos o processo ao Ministério Público, só iremos pedir ao PODEMOS que essas acusações sejam feitas mediante documentos que confirmam e sustentam a sua acusação”.
Comentando, Ínguane recordou ser “mais grave ainda quando PODEMOS envolve crianças nessas manifestações, é algo para repudiar, para mostrar que eles são panados, um comportamento feio que nem conseguem perceber qual é o risco que colocam para a crianças”. (Virgínia Emília)






