Nampula (IKWELI) – O candidato presidencial do partido Frelimo, Daniel Chapo, que nesta sexta-feira (20) encerra a sua caça ao voto no maior círculo eleitoral do país, Nampula, voltou à tona sobre o combate à corrupção, precisamente nos da saúde, educação e polícia.
Em Nampula, Chapo escalou, sucessivamente, os distritos de Eráti, Memba, Angoche, Ribàué, Mogovolas e Malema, onde, repetidamente, anotou que a coesão dos macuas pode vir a confirmar o triunfo do partido Frelimo de uma forma digna e racional, dai que garantiu combater à corrupção, de forma a garantir a equidade nas oportunidades que o Estado oferece.
“E como resultado, estas pessoas [que praticam a corrupção] vão ficando cada vez mais ricas e o nosso povo cada vez mais pobre, temos que acabar com isso”, prometeu, prosseguindo que “eu vou dar um exemplo, há situações em que um jovem ouve dizer que há emprego para ser professor, polícia, enfermeiro ou mesmo numa instituição privada, o jovem sofre, organiza documentos, vai dar entrada. Dois, três dias liga alguém diz que você tem requisitos pode trabalhar, mas tem que pagar dinheiro. Temos que acabar com isso e vou explicar porque temos que acabar com isso, temos que acabar com isso porque é uma injustiça, um jovem que procura emprego é porque não tem dinheiro, se tivesse dinheiro não iria procurar emprego, por isso que não faz sentido que alguém que não tem dinheiro seja cobrado dinheiro, isso é uma grande injustiça e que tem consequência mais graves ainda para as pessoas. Temos situações em que alguém tem realmente a vocação para trabalhar numa determinada área, mas porque não tem dinheiro acaba ficando e aquele que tem dinheiro e não tem vocação acaba entrando, nós vamos acabar com isso, não é conversa”.
Daniel Chapo entende que o comportamento similar de espirito de corrupção acaba. sobremaneira, tirando credibilidade o próprio Estado, o que não poder se levar de animo leve, visto que a corrupção destrói.
“Quem trabalha na saúde tem que perceber que tarefa dele é cuidar do próximo, acarinhar o próximo e um paciente quando é bem cuidado, mesmo antes de ser atendido pode curar, mas temos situações hoje em dia em que o dia mais feliz da mulher seria o dia do parto, mas hoje em dia temos situações que é dia que ela fica mais aflita porque quando vai a maternidade sem algum valor para pagar alguém vai sofrer, temos que acabar com isso, por isso que estou aqui para dizer que no dia 9 de outubro vamos votar e votar bem, votar na Frelimo e no seu candidato Daniel Chapo, para trazermos esperança para o povo e na renovação da esperança do povo”.
A prosseguir, Daniel Chapo, disse que é pretensão do partido Frelimo criar capitais temáticas, em função do desenvolvimento de cada local no sentido de atrair mais investimento para garantir a empregabilidade da camada juvenil.
“Quando nós reparamos para a cidade de Nampula, nós temos chamado capital do Norte porque sem margem de duvida é um grande entreposto comercial, por aqui passam várias estradas que dão acesso a zona centro e sul do nosso país, mas também na zona norte estou a falar de Cabo Delgado e Niassa, dai que neste debate sobre a criação das capitais temáticas vamos refletir o que que vamos fazer com a cidade de Nampula e Nacala, porque têm condições de serem capitas económicas de Moçambique”.
Daniel Chapo, também, falou um pouco das realizações que a Frelimo em Nampula levou a cabo, recentemente, nesta urbe, iniciando com a expansão da anenergia elétrica para os bairros de Muahivire, Namicopo até Mutava-rex. “Aqui em Nampula construímos duzentas casas resilientes de Napuro até Marratane, aqui na nossa cidade de Nampula construímos duas escolas primárias e uma escola secundária, ainda aqui em Nampula eletrificamos o centro de saúde de Mucuaxe e escola primaria de Mirrote e o partido Frelimo ao saber que o Hospital Central de Nampula é um hospital que serve toda população da região norte e achando que era importante fazer um outro grande hospital na nossa cidade de Nampula e neste momento estamos a concluir as obras daquele hospital geral”.
Na ocasião, na qualidade de secretário geral do partido Frelimo, Daniel Chapo apresentou e deu palavra ao cabeça-de-lista e candidato a governador da província de Nampula, Eduardo Mariamo Adula, também conhecido por tio Salim, onde garantiu que “nós o povo da província de Nampula, com este jovens, homens e mulheres que estão aqui queremos te garantir que nós vamos trabalhar para o nosso candidato Chapo e no partido Frelimo, e vamos cumprir com todas promessas que estamos a fazer nas nossas passeatas e Nampula será uma província desenvolvida”, garantiu tio Salim. (Malito João)