Nampula (IKWELI) – As equipas desportivas que participam dos concursos promovidos pelo conselho autárquico da cidade de Nampula, a quando das comemorações do dia da urbe, a 22 de agosto findo, clamam pelo pagamento dos seus merecidos trofeus.
Segundo contaram ao Ikweli, a edilidade presidida por Luís Giquira não mostra vontade em resolver a situação.
Bachir João, presidente da equipa União Desportiva de Nampula, vencedor em primeiro lugar em feminino e terceiro lugar em masculino, na modalidade de futebol 11, disse que o torneio iniciou nos bairros até aos postos administrativos e apesar do seu fim, os prémios avaliados entre 10.000,00Mt (dez mil meticais) e 20.000,00Mt (vinte mil meticais) ainda não foram entregues as equipas vencedoras.
“Precisamos de uma intervenção urgente, nós fizemos um torneio organizado pelo conselho municipal, num campeonato que começava aqui no bairro, entre os postos admirativos de Muhala, Natikiri, Napipine, Namicopo, Muatala e Muahivire, alusivo ao dia 22 de agosto, aquilo corremos dois meses, então quando terminamos o torneio ganhamos e no dia da festa, que foi dia 22 de agosto, nos apresentaram os nossos cheques gigantes e eu recebi, diretamente do presidente do município, minha equipa ganhamos feminino e outro masculino”, disse esta fonte.
Segundo Bachir João, vendo demorar a entrega do real pagamento, o seu clube iniciou negociação com a edilidade, mas que supostamente a resposta não tem sido satisfatória.
“Fomos falar com eles, não explicaram quase nada sobre aquilo, e disseram é só esperar”, explicando que, com surpresa, ficou a saber que “o primeiro vai ter 12.000,00Mt (doze mil meticais), porque cortamos 8.000,00Mt (oito mil meticais) e o segundo 9.000,00Mt (nove mil meticais) porque cortamos 6.000,00Mt (seis mil meticais) e o terceiro vai receber 7.500,00Mt (sete mil e quinhentos meticais). Até agora ninguém sabe porquê, sabendo que não tivemos equipamentos, não tivemos nem chuteiras, não tivemos nem água”.
A fonte que representa os outros clubes de futebol acusa o funcionário do conselho autárquico ligado ao assunto de querer apoderar-se do valor do prémio. “Engraçado, o senhor Faume que estava enfrente do torneio manda mensagem para nós a dizer: caros vencedores fiquem tranquilos, com paciência e a espera, com calma, só esperar ligação”.
“E quando falamos com esse senhor Faume, nos dirige a pessoas que não conhecemos, sabendo que todo campeonato estávamos a correr com ele, as equipas que foram enganadas, que até agora não tem nada, é a União Desportiva de Nampula, União Desportiva de Napipine e Textafrica”, contou.
Contactado Faume Faume, funcionário do conselho autárquico de Nampula no pelouro da Promoção Económica, apontado como um dos representantes do campeonato, justificou-se ao Ikweli que o processo está sendo tramitado ao nível das finanças. (Malito João)