Nampula (IKWELI) – Arrancou nesta terça-feira (3) na cidade de Nampula a capacitação de formadores nacionais de Membros de Mesas de Voto (MMV’s), em preparação da votação no dia 9 de outubro próximo.
Esta formação termina na próxima sexta-feira (6) e abrange 142 concorrentes que, a posterior, os seleccionados irão formar 34.885 candidatos a MMV’s.
Salvador Artur, diretor adjunto do Secretariado Técnico de Administração Eleitoral (STAE) em Nampula, anunciou que 128 formadores é que serão contratados, sendo 100 provenientes de concurso público e 42 funcionários técnicos do STAE provincial.
No entanto, fez um apelo para que os participantes se dediquem plenamente a formação, pois o sucesso do trabalho está directamente ligado ao domínio e aplicação eficaz dos conhecimentos adquiridos. “O exercício da formação deve sempre ter em mente o órgão eleitoral como pilar da democracia multipartidária”, afirmou Artur.
Branquinho Nhombe, vice-presidente da Comissão Provincial de Eleições (CPE) de Nampula, enfatizou a necessidade de seguir rigorosamente a legislação vigente “Não haverá espaço para iniciativas criadoras fora dos parâmetros legais”, disse Nhombe.
Ele sublinhou que os formadores devem obedecer estritamente ao manual de procedimentos dos MMV’s e aos princípios da Comissão Nacional de Eleições, promovendo valores de integridade, liberdade e justiça. (Ruth Lemax)