Nampula (IKWELI) – Arranca no próximo fim-de-semana a fase final do campeonato nacional de futebol da segunda divisão, fase provincial de Nampula, o nampulense da presente época, envolvendo quatro equipas que disputam o título de campeão provincial, bem como garantir as duas vagas na poule regional norte de apuramento ao Moçambola do próximo ano.
Trata-se das equipas do Sporting de Nampula, vencedor da série B, Ferroviário de Nacala, vencedor da série B, bem como União Desportiva de Mogovolas e Futebol Clube Muhipiti, segundos classificados dos grupos a B e A respectivamente.
A prova será disputada no sistema clássico todos contra todos, em duas voltas, e o sorteio realizado nesta terça-feira na sede da Associação Provincial de Futebol de Nampula, ditou que a primeira jornada, o Sporting de Nampula bate-se, e casa, com o Futebol Clube Muhipiti, a passo que o Ferroviário de Nacala desloca-se a Mogovolas para defrontar a União Desportiva local.
Na segunda jornada, a União Desportiva de Mogovolas desloca-se a Ilha de Moçambique para medir forcas diante do Futebol Clube Muhipiti, e o Ferroviário de Nacala protagoniza o clássico com o Sporting de Nampula. A primeira volta desta fase encerra com os dérbis entre Mogovolas e Sporting de Nampula, e Ferroviário de Nacala a receber a equipa da Ilha de Moçambique.
As duas equipas que terminarem esta fase nos dois primeiros lugares apuram-se à fase regional do campeonato nacional da segunda divisão, em futebol, para além do prémio de 120.000,00Mt (cento e vinte mil meticais) para o vencedor e 80.000,00Mt para o vice-campeão provincial.
Antevê-se que sejam duros combates nos seis jogos agendados para esta fase, ao avaliar pelos resultados. Após o sorteio as quatro equipas envolvidas mostram-se optimistas de que vão garantir a passagem a outra fase da competição.
“O Sporting vai entrar a todo gás está na última fase para atingir o objectivo traçado que é qualificar a equipa para a poule. Uma equipa da Ilha que nós não conhecemos, mas nós acompanhamos os resultados que eles iam tendo durante a primeira fase da competição, vamos procurar nos prepararmos melhor, organizarmos melhor a nossa equipa recuperando o desgaste físico que tivemos na primeira fase da competição” disse, momentos após o sorteio, Sebastião Sitói, técnico do Sporting de Nampula.
“Nós estamos confiantes, estamos 100% confiantes porque acreditamos na qualidade que o nosso plantel tem, acreditamos no trabalho que estamos desenvolvendo, mas não estamos aqui a desprezar os adversários. Estamos a olhar para nós, por aquilo que são os nossos objectivos que foram traçados no início da época. Por isso estamos superconfiantes e temos certeza que vamos qualificar para a poule”, acrescentou o técnico leonino.
“É um desafio jogar com o vencedor da série A. Nós estamos preparados, vínhamos com a lição estudada, porque queríamos todos contra todos, então estamos preparados para recebermos o Ferroviário de Nacala e esperamos que seja um jogo justo e saia o vencedor merecido”, disse Cremildo Miso, director desportivo da União Desportiva de Mogovolas, para quem o objectivo passa em apurar a outra fase.
“Primeiro garantir que o Ferroviário quando iniciou a época vem com objectivos claros que é regressar ao Moçambola. Estamos preparados para iniciar a luta de ascensão ao Moçambola, e não nos resta nada senão voltar e transmitir a mensagem ao grupo de trabalho e continuar com o maior e principal objectivo, que é o regresso ao Moçambola”, precisou Mussa Issufo, chefe do departamento de futebol do Clube Ferroviário de Nacala. (Constantino Henriques)