Nampula (IKWELI) – Pelo menos 12 usuários de drogas foram neutralizados pela Polícia da República de Moçambique (PRM), na cidade de Nampula, estando neste momento a ver o sol aos quadradinhos nas celas.
Com os detidos foram recolhidas 26 bolinhas de cannabis sativa, também conhecida por soruma, e 8 seringas.
Deste grupo, segundo Dércio Samuel, chefe do departamento de Relações Públicas no comando provincial da PRM de Nampula, uma é mulher e 11 são homens.
O estranho é que dos detidos, um é pastor da igreja Assembleia de Deus, e evangelizava os seus crentes sob efeito de drogas.
É apelo da polícia que a juventude distancie-se do consumo de estupefacientes.
Jovem de 28 anos de idade, confessa que consome soruma, incluindo heroína e outros tipos de drogas. “Estou aqui porque estava à procura de droga, mas não tinha dinheiro para poder comprar, e nem consegui levantar, mas graças a Deus veio um espírito e consegui levantar, quando estava a caminho da casa do meu amigo onde consumimos, para ver si ele poderia me salvar, estou a ser neutralizado pelo polícia, mas eles não me encontraram com nenhuma seringa, nem com a droga e nem com dinheiro, visto que estava muito pobre’.
Por seu turno, o pastor, de 28 anos de idade, disse que “eu só ia falar de Jesus Cristo, então ia para evangelizar, para esses poderem deixar de consumir droga”. (Virgínia Emília)