Resistência dos Namarrais retratada em obra literária

0
411

Nampula (IKWELI) – Um povo conhecido pela sua resistência, combatente e defensora dos próprios valores identitários, foi retratado em obra literária, cujo lançamento teve palco na cidade de Nampula na última quarta-feira (32 de julho).

Da autoria de Domingos do Rosário Artur, a obra retrata a resistência daquele povo à ocupação colonial portuguesa.

É ao povo Namarrai que é atribuída a bravura da captura e degustação do cavalo branco de Mouzinho de Albuquerque.

O autor apela a inclusão de pequenos momentos das nossas histórias nos currículos escolar. “Fiquei impressionado quando vi que as escolas primárias e secundárias têm a história dos Namarrais nos livros porque esse desafio é de todos”.

Manuel Rodrigues, governador de Nampula, disse ser intenção do Conselho Executivo Provincial, imortalizar estas histórias, “porque com base nela, nós todos podemos colher o conhecimento e servirmos de referência para que esta obra seja usada ao nível das instituições de ensino e aprendizagem”.

Manuel Rodrigues, disse igualmente que espera que o lançamento da obra contribua para o domínio do vastíssimo histórico sobre a resistência colonial em Moçambique e para que “os jovens do território em que nos encontramos conheçam as atividades de libertação e desenvolvimento que custou o sangue de muitos”.  (Virgínia Emília)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui