Reduzem partos não institucionais em Mossuril

0
558

Nampula (IKWELI) – O distrito de Mossuril, localizado no litoral da província de Nampula, registou uma redução de partos fora da maternidade durante o primeiro semestre do presente ano. 

Dados partilhados pela directora dos Serviços distritais de Saúde, Mulher e Acção Social de Mossuril, Lalida Alide, indicam que no primeiro semestre o sector registou 85 partos fora da maternidade, contra 106 de igual período do ano passado, sem registo de óbitos. 

Em entrevista ao Ikweli, Lalida Alide fez saber que, muitas vezes, os casos registam-se pelo facto de as gestantes entrarem em trabalho de parto antes de chegarem a uma unidade sanitária, mas que, no entanto, tem sido em situações em que a família tem noções básicas de como agir perante a situação.

“Esta redução deve-se a um trabalho conjunto com a liderança comunitária e as parteiras tradicionais, também apoiam-nos muito porque elas são as madrinhas dessas crianças e em algum momento elas é que trazem as parturientes a unidade sanitária para pedirem o nosso apoio com vista a ter um parto seguro”, explicou. 

No que diz respeito a malária, a fonte diz que apesar de estar a registar uma redução de casos, a doença continua a desafiar as estruturas de saúde daquele ponto do País. De forma a fazer face ao desafio, decorrem trabalhos de sensibilização ao nível das comunidades. 

“Este ano tivemos o registo de 24.700 casos sem óbitos, contra 43.800 do ano passado. No nosso distrito, os casos registam-se mais em crianças dos 0 aos 5 anos de idade. Continuamos a fazer palestras e brigadas móveis, estamos a trabalhar no sentido de aproximar mais os serviços de saúde as comunidades”, afirmou. 

Importa sublinhar que o distrito de Mossuril conta com apenas 12 unidades sanitárias, para fazer face aos mais de 194.876 habitantes. (Ângela da Fonseca)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui