Nampula (IKWELI) – O Hospital Central de Nampula (HCN), maior unidade sanitária da região norte, já dispõe de material apropriado para tratar das lesões dos seus pacientes.
É que, após um longo período de escassez, a unidade sanitária recebeu na passada segunda-feira (15), cerca de 2500 rolos de gesso, uma quantidade considerada suficiente e que poderá ser usada por, pelo menos, duas semanas.
Trata-se de um material considerado indispensável para garantir estabilidade às estruturas ósseas afectadas por traumas, permitindo que o processo de cicatrização ocorra de forma adequada.
Em entrevista concedida a STV, o ortopedista do HCN, Hermenegildo Hua, fez saber que o governo garantiu para breve a entrega do segundo lote de gesso por forma a ultrapassar o dilema que os pacientes vêm vivendo.
“Há esperança de receber mais gesso de forma a suprir as necessidades dos nossos pacientes”, disse.
Hua fez saber que, por muito tempo, os profissionais de saúde recorriam ao papelão para solucionar as fracturas dos pacientes, no entanto, o material usado não era adequado, por isso afirmou que os doentes tratados na base do papelão serão reavaliados para verificar se necessitam de correções.
“Tínhamos dificuldades para manusear este material que não é recomendado para o tratamento de fracturas o que, também, levava a complicações, tivemos casos de consolidações viciosas, isto é, osso que não colou na devida posição e esses casos devem merecer uma correção sob o risco de colocar em causa a funcionalidade do membro. Todos aqueles pacientes que tiveram tratamento com papelão têm a possibilidade de ver a sua situação controlada, vamos corrigir todas situações anómalas devido a falta de gesso”.
No primeiro semestre do presente ano, a urgência de ortopedia e traumatologia do HCN atendeu mais de quatro mil e quinhentos casos. (Ângela da Fonseca)