No Quinquénio 2020-2024 Moçambique comercializou cerca de 72 Milhões de toneladas de produtos agrícolas diversos

Maputo (IKWELI) – O ministro moçambicano da Indústria e Comércio, Silvino Moreno, defende que o comércio agrícola evoluiu de forma positiva no país, durante o quinquénio 2020/24, ao atingir em termos de comercialização, até o primeiro semestre deste ano, setenta e duas milhões e trezentas mil e cento e três (72.300.103) toneladas de produtos diversos.

Este número, representa um crescimento percentual na ordem de 2.3%, em 2020, para 4.5% em 2021 e 14.3% nos anos de 2022 e 2023, respectivamente.

Segundo Moreno, para impulsionar a comercialização agrícola, o governo criou o Fundo Rotativo da Comercialização Agrícola (FRCA), com o qual implementou o financiamento cumulativo de 357 benefícios, num montante global de 425,2 milhões de meticais, dos quais 94% foram para as actividades de comercialização agrícola e restante 6% foi alocado a implementação de projectos de agroprocessamento.

“Para responder ao aumento da produção agrícola e melhor conservação dos produtos foram reabilitados e construídos silos com uma capacidade global de 22.150 toneladas”, disse.

Ainda nesta perspectiva, o ministro avançou que para o comércio externo foram capacitados cerca de 205 operadores económicos em matérias de exportações e oportunidades de acesso preferencial aos mercados, no âmbito dos acordos negociados com outros países da SADC, União Europeia, América, Índia, China, Indonésia, Paquistão e Emirados Árabes Unidos.

Silvino Moreno, que a margem do XXII Conselho Coordenador do Ministério da Indústria e Comércio, apontou que no âmbito da sustentabilidade das Micro, Pequenas e Médias Empresas, foram implementadas e operacionalizadas seis (6) incubadoras de empresas nas áreas de Indústria, Agricultura, Agronegócios, Tecnologia e Metalomecânica, que além de aumentar a industrialização do país, criaram emprego aos moçambicanos. (Antónia Mazive)

 

Hot this week

Nampula é a melhor província expositora e inovadora na FACIM 2026

Marracuene (IKWELI) - A província de Nampula foi distinguida,...

Na fase final dos Jogos Escolares 2026: Nampula vence Niassa por 3-2 no Voleibol feminino

A seleção feminina de Voleibol de Nampula, derrotou nesta...

“O Lado Desconhecido da Moeda,” já é lido em Mocuba

 A escritora Edma Murapata lançou recentemente em Mocuba, o...

Inhambane: Detectados mais de 30 casos de falsificação de idade nos jogos desportivos escolares

Inhambane (IKWELI) – As províncias de Gaza, Inhambane, Sofala,...

Topics

Nampula é a melhor província expositora e inovadora na FACIM 2026

Marracuene (IKWELI) - A província de Nampula foi distinguida,...

“O Lado Desconhecido da Moeda,” já é lido em Mocuba

 A escritora Edma Murapata lançou recentemente em Mocuba, o...

Governo quer impulsionar sector privado e actores económicos no meio rural

Nampula (IKWELI) – O governo moçambicano pretende reforçar o...

HCQ dá nova esperança a 115 pessoas com problemas oculares

Quelimane (IKWELI) – O Hospital Central de Quelimane (HCQ)...
spot_img

Related Articles

Popular Categories

spot_imgspot_img