Nampula (IKWELI) – O lixo acumulado em frente da escola primária 19 de Outubro, na zona da Mutava Rex, nos arredores da cidade de Nampula, deixa preocupado os moradores locais, que apontam a situação como um atentado à saúde pública.
Segundo apuramos, aquele lixo está naquele local do bairro de Namicopo há mais de 2 anos.
“A questão do lixo é preocupante. Vivemos num ambiente poluído há muito tempo”, disse o morador Raul Abdala, que solicita intervenção da edilidade para a melhoria da higiene e saneamento do meio naquele ponto da cidade.
Isabel, que reside na mesma zona, comentou que “gostaria que o lixo fosse removido e esta zona pudesse beneficiar de meios para o seu depósito. O que está a acontecer actualmente com o lixo é complicado uma vez que fica exposto defronte de uma escola primária, o que coloca em risco a saúde dos alunos”.
A mesma solicitação é da munícipe Estefânia António, a qual a entrevistamos quando acabava de deitar o seu lixo no local.
Os alunos da escola primária 19 de Outubro, também, dizem-se preocupados com a situação, por isso pedem intervenção da edilidade.
Aluno da 5ª classe, Lovino Januário disse ao Ikweli que “Por causa do mau cheiro provocado pelo lixo muitas vezes uso máscara, então gostaria que não houvesse mais esse lixo aqui próximo da nossa escola”.
“Eu, também, costumo urinar naquela lixeira porque aqui na escola não existem casas de banho para os alunos, só tem para professores, também sinto o cheiro do lixo cada dia que estou aqui na escola”, concluiu o aluno Eduardo André, da 6ª classe. (Nelsa Momade)