Nampula (IKWELI) – O Ferroviário de Nampula conquistou, no último domingo (2), o título de campeão da segunda edição do torneio designado “axinene”, na modalidade de futebol salão, após vencer na grande final a turma de Soluções Rurais por 5-3.
Foi uma verdadeira montra do futsal nampulense e porque não moçambicano a avaliar pelo envolvimento dos atletas das duas colectividade e a qualidade de jogo por eles proporcionado naquela noite electrizante de domingo, em pleno pavilhão de desportos.
O Ferroviário de Nampula vinha para aquele encontro com a única missão, a de voltar a conquistar o título que também conseguiu na primeira edição da competição realizada no ano passado. Por outro lado, estava a equipa de Soluções Rurais que, com a sua entrada no futsal tem contribuído na dinamização da modalidade na província, procurava levar o troféu deste tipo de prova, uma vez contar com o título do campeão provincial, alcançado em 2023.
Esses foram os factores que, para além da cada vez mais rivalidade que se tem instalado entre essas agremiações, determinaram para que o publico que afluiu massivamente ao local do jogo, não ficasse de modo algum arrependido.
No meio de muita disputa pela bola, o Ferroviário de Nampula foi a primeira colectividade a chegar ao aguardado golo daquela noite desportiva. O capitão Anrane da turma locomotiva foi autor do golo, que surgiu uma jogada de belo efeito.
O golo de Anrane, bastante festejado pelos fervorosos apoiantes do Ferroviário elevou a fúria das Soluções pelo que, num curto intervalo de tempo, Salvador fez o que lhe cabia, empatando assim o encontro.
Estava sendo uma verdadeira final que ao longo da semana era bastante aguardada pelos amantes do futebol, particularmente aquela especialidade. Quando se pensava que sair-se-ia ao intervalo com o resultado igualado, eis que a veia goleadora de Dusher levantou-se e fez o 2-1.
Na etapa complementar, também assistiu-se um futebol salão de muita intensidade, mas maior felicidade ficou para o Ferroviário de Nampula que teve uma um ataque esclarecido aliada por uma defesa bem estruturada, destacando-se a excelente exibição do guarda-redes Babuba.
Os outros três golos do Ferroviário de Nampula foram marcados por intermédio de Zé, Une e Dusher, novamente. Por seu turno, Nick e Enio marcaram os outros dois golos da turma de Soluções Rurais, o que fixou o placar de 5-3, vantagem para os locomotivas.
“Os adversários são fortes, isso temos que admitir. Se ganhamos este jogo é porque trabalhamos muito, treinamos muito para alcançar este resultado”, disse, em poucas palavras, Sataca Morais (Uny), jogador do Ferroviário de Nampula.
Já para Ducher, uma das melhores unidades em campo, “este foi uma grande final, a ideia era mesmo de ganhar, viemos com tudo para esse feito. Agradecer a todos que estão aqui, que nos apoiaram, e estaremos lá para o campeonato provincial. De facto foi um bom jogo de futsal, e nós estávamos preparados para isso e deu neste resultado”.
“É com trabalho que se chega longe. Agora, a perspectiva é de sempre ganhar o campeonato provincial. No ano passado não conseguimos, este ano faremos de tudo para levarmos o campeonato”, entende Mussa Anrane, capitão do Ferroviário de Nampula.
Para Ivan, atleta das Soluções Rurais, “foi bom jogo, mas tivemos algumas falhas que, acredito, nos próximos jogos vamos melhorar. Não tivemos boa sorte nas concretizações dos golos, mas estamos a trabalhar para isso, vamos melhorar nos próximos jogos, temos o campeonato provincial pela frente, acredito que vai ser diferente”.
A mesma visão foi manifestada por ASK, também jogador das Soluções. “Infelizmente não fomos eficientes. Tivemos algumas oportunidades para fazer golos, mas não concretizamos. Eles foram felizes porque conseguiram marcar. Prontos, estão de parabéns porque conseguiram vencer”, disse.
“Foi um bom campeonato. Ferroviário está de parabéns. Nesta fase final fizemos de tudo, mas infelizmente não conseguimos”, precisou Nick, jogador das Soluções, a quem lamenta a alegada má actuação da equipa de arbitragem.
“Uma coisa que gostaria de frisar, os árbitros deixam muito a desejar, os árbitros é uma mera vergonha para a arbitragem moçambicana e é isso que vimos, muita roubalheira e tudo mais”, considerou Nick.
O jogo de atribuição do terceiro lugar, entre Grupo Desportivo Xicomu e Padaria Ayan, terminou com a vitória de Xicomu por 6-3.
Equipa de Soluções “nyanyalou” o troféu do segundo lugar
Para além das quatro linhas, as emoções do jogo foram vividas mesmo depois do apito final. A equipa das Soluções Rurais que não ficou satisfeito pela exibição da equipa de arbitragem no decorrer da partida, também mostrou-se inconformada com a indicação de melhor jogador do torneio bem como melhor guarda-redes.
Na entrega dos troféus, a comissão organizadora anunciou Anrane e Babuba como melhores jogador e guarda-redes, respectivamente. Ambos são jogadores atletas do Ferroviário de Nampula. Foi daí que o mister Matimula, por sinal presidente das Soluções Rurais pediu esclarecimento sobre os critérios da escolha para aquelas designações.
Após não ter resposta satisfatória as Soluções Rurais viram-se obrigados a abandonar o local de premiação, recusando assim a recepção do troféu de segundo lugar, por considerar que as medidas tomadas pela organização foram de alguma forma tendenciosas (a acção das Soluções diz-se onyanyala na língua Emakua).
Os melhores saem da equipa vencedora
Chamado a comentar sobre as inquietações da turma das Soluções Rurais, Gulam Mustafa, coordenador da comissão organizadora, justificou que o critério usado na indicação de melhor jogador e guarda-redes, baseou-se na ideia de que os melhores só saem das equipas vencedoras.
“Sempre num torneio existem critérios. Nós de princípio não tínhamos nem um patrocínio, não tínhamos taca nem para melhor marcador, nem para melhor jogador, nem para melhor guarda-redes. Essa premiação poderia ser para Soluções ou para Ferroviário, caso ganhasse, porque os melhores saem da equipa que vence, nós todos assistimos o futebol federado, é isso mesmo que foi feito, então, não vejo o mal nenhum. Não vou dar o melhor jogador ou guarda-redes, a quem perdeu, não faz sentido. Então, são pessoas que estão nervosas, estão zangadas, mas no fim vão perceber”, anotou a fonte.
Sobre o decurso do torneio, Gulam Mustafa fez uma avaliação positiva, tendo em conta o nível de organização e competitividade mostrada pelas equipas participantes nesta edição.
“O que vejo é que cada dia estamos a crescer mais. O futsal está a crescer muito. Como vimos os jogos estão a ser intensos, muito fortes e as equipas estão a crescer muito bem, e isso é muito bom para nós as equipas de Nampula, porque estamos a crescer. Vamo-nos preparando melhor para o nacional, teremos boas equipas, as que se qualificarem para o nacional acredito que vão dar que falar. A nossa missão é essa, fazer crescer o futsal, e vamos trabalhar para o crescimento do futsal”, analisou o desportista.