Aprovada uma nova tabela de compensação de culturas para as comunidades abrangidas pela indústria extractiva

Nampula (IKWELI) – O director provincial da Agricultura e Pescas de Nampula, Ernesto Pacule, disse que a XI sessão ordinária da Assembleia Provincial de Nampula aprovou uma nova tabela de compensação de culturas alimentares e económicas para as famílias que possam ser afectadas pela indústria extractiva, destacadamente a mineração.

A tabela, segundo Pacule, é resultado de uma consulta pública, realizada no ano 2021.

“O governo reconhece e garante o direito da propriedade e as apropriações só podem ter lugar por causa da necessidade, utilidade de interesses públicos definidos nos termos da lei e dá lugar a justa indeminização”, anotou Pacule.

Por seu turno, as chefias das bancadas na Assembleia Provincial de Nampula entendem que o reajuste da tabela de compressão de cultura no sector familiar vai reduzir o elevado custo de vida.

“Nós Frelimo somos optimistas do reajuste daquela tabela e temos nos dirigido naquelas áreas, principalmente de extracção mineira. Esta tabela estava a fazer muita falta porque o governo tentou fazer o reajuste para acomodar a situação do custo de vida para a população”, disse Lucas Poporo, chefe da bancada da Frelimo na AP de Nampula.

Esta fonte recordou que “sempre a população estava a cobrar de nós, porque quando consultassem ao governo eles diziam que a tabela de compensação de culturas do sector familiar tinha parado na assembleia provincial e esperava-se a sua aprovação, dai que exigíamos a tabela com a sua actualização para a população naquelas comunidades, antes do reajuste da tabela a realidade era complicada e um saco de farinha celeste no ano passado não é o mesmo custo vemos actualmente”.

Por seu turno, Luís Fernando, chefe da bancada da Renamo, disse que “foi nossa grande luta para termos esta tabela de compensação. O executivo alegava falta de fundos para a sua implantação, ainda este ano enquadramos no nosso plano de actividade porque o executivo prontificava-se em financiar e hoje durante a assembleia foi aprovada por unanimidade e reconhecendo que o suor do povo nas proximidades das zonas mineradoras, devem ser remuneradas, aliás não tem outros recursos para o seu sustento se não a base de agricultura”.

E o presidente da AP de Nampula, Amisse Mahando, acredita que esta nova tabela de compensação impulsionará a economia local, como também incentivará mais pessoas a dedicarem-se a agricultura no sentido de obter resultados significativos de posse da terra. (Nelsa Momade)

Hot this week

Governador de Nampula “toma” comboio na promoção da província como destino turístico global

Nampula (IKWELI) – O governador de Nampula, Eduardo Mariamo...

Tio Salim engaja-se com jovens de Namiconha no gosto pelo trabalho

Nampula (IKWELI) – O governador da província de Nampula,...

Calipo: 2 Tios detidos por matar sobrinho por causa de 2kg de feijão fava

Nampula (IKWELI) - A sede do posto administrativo de...

Pregador da Palavra de Deus detido por burlas em Ribáuè

Nampula (IKWELI) - Um cidadão, de 25 anos de...

Topics

spot_img

Related Articles

Popular Categories

spot_imgspot_img