Novo administrador de Memba chamado a não facilitar as investidas dos terroristas

0
495

Nampula (IKWELI) – Manuel João Cintura é, desde esta segunda-feira (1), o novo administrador do distrito de Memba, localizado a noroeste da província de Nampula, no norte de Moçambique, em substituição a Daniel Tacaneque que vinha exercendo o cargo naquele território.

Localizado junto da costa moçambicana e limítrofe com a vizinha província de Cabo Delgado, o distrito de Memba é considerado como sendo um dos principais pontos de Nampula de maior preferência dos terroristas para o recrutamento de jovens para engrossar as suas fileiras nas acções que continuam a semear dor e luto no norte de Moçambique.

Por essa razão, Jaime Neto, Secretário de Estado na Província de Nampula, desafia ao novo administrador de Memba a trabalhar no sentido de redobrar a vigilância ao nível do distrito para que não continue fonte de recrutamento dos jovens para acções terroristas, aliado ao facto de em 2022 o distrito ter sofrido um ataque destes.

“Importa referir que o nosso país, e de modo particular a nossa província de Nampula, enfrenta os desafios actuais do combate ao terrorismo, com epicentro na vizinha província de Cabo Delgado, com repercussão na nossa província de Nampula. O distrito de Memba, pela sua localização geográfica em relação a Cabo Delgado, tem sido usado pelos terroristas para suas incursões e tentativas de penetração na nossa província, através do posto administrativo de Chipene”, recordou Jaime Neto, na ocasião do acto de tomada de posse do novo administrador de Memba.

“Estamos convicto de que, sob sua liderança saberá explorar a sua experiência na área de defesa e segurança, coordenando as acções com vista a ordem e segurança no distrito, mobilizando a população, com destaque a juventude para que não aceitem aliciamento de qualquer natureza e não se junte ao movimento terrorista”, disse.

Outro desafio imposto ao novo administrador de Memba, é no sentido de trabalhar para dinamizar a economia naquela parcela moçambicana, garantindo a exploração regrada dos recursos ali existentes.

“Espera-se de si maior dinamismo e entrega na mobilização e sensibilização da população do distrito para a sua participação activa e envolvimento no processo de promoção de desenvolvimento sustentável e equilibrado do distrito, maximizando a exploração dos recursos naturais e humanos disponíveis. Estamos expectantes que com a sua liderança no distrito, priorize o trabalho em equipa, valorize e estimule, reconhece o esforço de todos os colaboradores, assegurando a unidade e coesão em prol do desenvolvimento do distrito de Memba”, prosseguiu Jaime Neto.

“O distrito de Memba localiza-se na região costeira da nossa província e encerra enormes potencialidades nas áreas da agricultura, pesca, turismo e recursos minerais. Cabe ao governo do distrito, de hoje em diante, dirigido por vós, coordenar a exploração sustentável destes recursos para promover o desenvolvimento do distrito, da nossa província e do nosso país no geral, com enfoque no aumento da produção e produtividade agrícola, na exploração regrada, organizada e criteriosa dos recursos minerais e na capitalização das potencialidades turísticas existentes para a geração de riqueza e emprego”, destacou o Secretário de Estado na Província de Nampula, para quem apontou o combate cerrado a corrupção ao nível do distrito.

Falando aos jornalistas, Manuel Cintura disse estar ciente dos desafios que Memba enfrenta actualmente.

“Estamos a assumir estes desafios do distrito de Memba. Vamos dar continuidade com os trabalhos que estão sendo feitos com a equipa que lá existe. Memba não difere com os outros distritos, temos problemas de vias de acesso, temos problema de desnutrição, combate aos casamentos prematuros, temos necessidade de uma empresa para o processamento do atum branco, porque como sabem Memba é potencial na produção do atum branco e polvo”, precisou Cintura. (Constantino Henriques)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui