Nampula: 17 Pessoas já perderam a vida na presente época chuvosa

0
403

Nampula (IKWELI) – Na época chuvosa em curso, as autoridades da província de Nampula já reportaram a perda de vida de 17 pessoas em consequência dos eventos registados, sobretudo descargas eléctricas.

Anacleta Botão, delegado do Instituto Nacional de Gestão e Redução do Risco de Desastres (INGD), em Nampula, avançou estes dados a quando da realização da IV sessão ordinário do Conselho Executivo Provincial (CEP), realizada na última terça-feira (12), onde, também, informou que um total 3.566 famílias formam afectadas pelas intempéries.

Segundo esta fonte, o distrito de Mogincual, na costa da província de Nampula, é onde os eventos climáticos extremos tiveram maior incidência.

“Com estes números de afectados que mencionei durante a época chuvosa, o INGD fez intervenção em assistência alimentar para os distritos que mais careciam de apoio. Sempre que temos em vista um fenômeno desastroso, o INGD cria condições necessárias de difundir as mensagens chaves e preventivas, e nós trabalhamos em estreita colaboração com os distritos, onde as mensagens são enviadas para as rádios comunitárias e fazem a divulgação das medidas de prevenção, seja para fenômenos como precipitação excessiva que podem causar inundações ou mesmo descargas atmosféricas e temos um pacote de medidas que devem ser observadas”, precisou a delegada Botão.

Questionada sobre o nível de apoio aos deslocados internos albergados no distrito de Eráti, a fonte explicou que das 3 mil pessoas que tinham sido assistidas na primeira semana de Fevereiro, o número já abrangeu cerca de 36 mil nos últimos tempos, o que significa que 88% dos deslocados internos tiveram acesso a víveres.

Por outro lado, Anacleta disse que já se registou o regresso de perto de 74% dos deslocados que se encontravam em Eráti, mas “para uma melhor aferição desses dados uma equipa multissectorial encontra-se no terreno para efectuar a monitória e acompanhamento das movimentações dos deslocados, e depois iremos ter a real situação do distrito em termos numéricos”.

A delegada do INGD disse, ainda, que, apesar da existência de vários parceiros a canalizar a ajuda humanitária, o governo de Nampula carece de mais recursos para suprir as necessidades dos deslocados internos. (Malito João)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui