Nampula (IKWELI) – Pelo menos 7 pessoas perderam a vida e 2 estão desaparecidas na província do Niassa, no norte de Moçambique, em consequência de afogamentos e naufrágios ocorridos na semana passada naquele ponto do país.
Mirzá Maguanda, porta-voz da Polícia da República de Moçambique (PRM) no Niassa, disse a imprensa que estes eventos que tiraram a vida destas pessoas ocorreram os distritos de Marrupa, Mavago, Mandimba e Sanga.
Esta fonte disse que alguns naufrágios e afogamento ocorreram quando nos pontos em alusão eram fustigados por chuvas, como sucedeu, sobretudo no distrito de Marrupa, onde a vítima, na companhia de uma criança de 3 anos, foi arrastada pela fúria das águas do rio Mutaparata, no posto administrativo de Marangira.
“Neste momento as buscas continuam no sentido de localizar o menor. tivemos conhecimento, através de populares, que por volta das 15 horas do dia 9, um cidadão de 33 anos de idade foi arrastado pelas águas do rio Luatize no posto administrativo de Nsayize e neste momento as buscas estão em curso no sentido de localizá-lo”, sublinhou.
Já, no distrito de Mandimba foi registado o naufrágio de uma canoa que transportava seis pessoas por volta das 16 horas do dia 07 no lago Amaramba. Do acidente, quatro pessoas foram localizadas sem vida.
Segundo a fonte, as más condições da embarcação são apontadas como principais causas do naufrágio.
“A embarcação saía de Chiuta com destino a Licole naufragou por estar em más condições para navegação, tendo quatro dos ocupantes desaparecido nas águas, após as buscas foram encontrados os corpos dos quatro sem vida, sendo destes um menor de cinco anos de idade e três cidadãs de 35, 36 e 38 anos. o remador e mais e um outro individuo conseguiram nadar até a margem”, explicou.
O naufrágio do distrito de Sanga, também, envolveu uma canoa, e “duas pessoas foram localizadas com vida, um corpo sem vida de uma cidadã de 18 anos e as buscas continuam no sentido de localizar uma menor de apenas um ano de idade”. (Ângela da Fonseca)