Nampula (IKWELI) – A reitora da Universidade Lúrio (UniLúrio), Leda Hugo, foi abordada na semana passada pela imprensa na cidade de Nampula para falar dos problemas que assolam a instituição que dirige.
Estudantes, maioritariamente da Faculdade de Ciências de Saúde, denunciam, por meio de uma carta, que a situação naquela instituição de ensino superior não é das melhores, havendo casos em que médicos estagiários são impedidos de prosseguirem as suas actividades por a universidade não honrar com os seus compromissos com as instituições onde os mesmos são recebidos.
Igualmente, os estudantes denunciam nepotismo, corrupção e assédio sexual. Os docentes, também, denunciam que não há condições de trabalho, tanto é que os que fazem alguma pesquisa fazem-no por conta e risco próprios, incluindo a garantia de publicação dos resultados das pesquisas em revistas científicas.
Leda Hugo mostrou-se nervosa quando abordada pelos jornalistas para se pronunciar sobre o assunto, por isso teve uma abordagem limitada e de poucos amigos.
“Vocês tiveram uma denúncia e, a denúncia precisa sempre de ser confirmada, não é um caso dado. Neste momento, a UniLúrio está a mover e a criar capacidade para averiguação, auditorias, consultas e digamos até inquéritos para se apurar a verdade, quando a verdade vier a tona, vocês saberão”, avançou.
Quetionada sobre a suposta expulsão de alguns estudantes que se encontravam a estagiar no Hospital Central de Nampula, Hugo apenas disse que “não tenho conhecimento”. (Ângela da Fonseca)