Nampula (IKWELI) – O Sporting Clube de Nampula contratou o técnico Sebastião Sitói para assumir o comando da equipa principal dos chamados reis do norte, na presente temporada futebolística, com a missão única de qualificar a colectividade ao campeonato nacional da primeira divisão, sénior masculino, ou simplesmente o Moçambola do próximo ano.
Já passam seis anos que o Sporting de Nampula está fora da fina flor do futebol moçambicano, depois de 2018 que viu ser despromovido da prova devido a maus resultados. Durante este período, os antigos Namutequeliua de tudo têm feito para o regresso ao Moçambola, mas sem sucesso.
Aliás, a título ilustrativo, nas últimas duas épocas o Sporting de Nampula contratou alguns treinadores com algum reconhecimento nacional, caso do mister Amide, Sérgio Faife, os quais não conseguiram alcançar o desejo dos leões, os quais mesmo com insuficiência de recursos financeiros, querem partilhar o mesmo palco com os colossos do futebol do país.
No seio do Sporting de Nampula, o optimismo é maior, no que concerne a qualificação da equipa ao Moçambola por meio do técnico Sebastião Sitói. Aliás, até porque é o desejo de longa data dos leões em ter o mister Sitói como seu técnico principal, mas que o jovem treinador antes não deu aval, pois teriam chegado a si propostas de outros emblemas que lhe convenciam.
Na época passada, Sebastião Sitói esteve no comando técnico do Desportivo de Pemba e ajudou a equipa a terminar como vice-campeão do campeonato provincial de Cabo Delgado, o que lhe valeu a disputa da poule norte de apuramento ao Moçambola deste ano. Na poule, o Desportivo de Pemba chegou a disputar a finalíssima da prova, mas perdeu para o Desportivo de Nacala.
A informação sobre a contratação de Sebastião Sitói foi confirmada por Mussito Júnior, Presidente do Sporting de Nampula.
“Nós já temos o treinador há duas semanas, mas estávamos em sigilo, mas agora não há tabu. Temos treinador sim, é o Sebastião Sitói e tudo indica que dentro de pouco tempo ele estará aqui em Nampula, porque por motivos organizacionais, do nosso lado, pedimos a ele para que aguentasse alguns dias, mas a equipa está a treinar”, disse Mussito Júnior, presidente do Sporting de Nampula.
“Eu gosto de fazer dupla com jovens. Eu sou jovem, o mister Sebastião também, e acho que é um jovem com tarimba, com muita experiência, é bom treinador, na minha opinião. Ele fez um grande trabalho na época passada no Desportivo de Pemba, todo mundo viu. Também não é por aí, eu vinha acompanhando a ele, pedi a ele em 2018, mas acabou ficando em Quelimane, em algum momento fiquei chateado, mas já passou. Então, pesou mais na idade, é jovem, já tem experiência, então é por aí”, prosseguiu o presidente do Sporting de Nampula.
“O contrato está claro, primeiro vamos pedir para que ele consiga ganhar o campeonato provincial, depois levar a equipa a segunda liga. Na segunda liga será tudo ou nada, neste ano temos que estar na segunda liga e voltarmos ao Moçambola 2025. Falhamos na época passada, não fizemos um grande campeonato e nem conseguimos passar para a outra fase, mas este ano queremos contrariar porque estamos a formar uma boa equipa, tendo um treinador como mister Sebastião que também conhece bem os jogadores, está tudo armado para regressarmos ao Moçambola”, reiterou a fonte.
Em termos de jogadores, Mussito Júnior precisou que a equipa vai contar com maior parte dos jogadores que integraram o plantel do ano passado e alguns que, pela primeira vez, vão envergar a camisola do Sporting de Nampula. (Constantino Henriques)