Nampula (IKWELI) – O director da escola primária de Anchilo, no distrito de Nampula, Armando Ângelo, entende que a introdução de jogos desportivos e danças tradicionais naquele estabelecimento de ensino tem estado a garantir a retenção da rapiga na escola.
“Nós usamos aqueles tempos extras para que a rapariga se sinta inclusa, tanto no desporto como na dança tradicional. Este processo tem permitido maior retenção da rapariga na escola”, relatou a fonte.
Por outro lado, fez saber que “mesmo com algum esforço que tem sido levado a acabo, ainda há registo de casos de uniões prematuras, gravidez precoce e entre outras situações, mas que não são denunciadas. Nos finais do ano passado, tivemos dois casos de raparigas estudantes na situação de gravidez precoce e nós sensibilizamo-las e os seus encarregados de educação e desta forma conseguimos transferi-las para outra escola”.
Entretanto, disse ainda que “quando reunimos com o conselho de escola, inclusive os pais e encarregados de educação, alegam que uma parte das raparigas desistiram da escola são deslocadas de Cabo Delgado que regressaram as suas zonas de origem e como direcção da escola colocamos desistidos”. (Nelsa Momade)