Pemba (IKWELI) – As Forças de Defesa e Segurança (FDS) terão capturado, ontem, 29 de Fevereiro, na estação de viaturas da vila de Macomia, uma quantidade não especificada de armas de fogo nas mãos de um civil, vindo do posto administrativo de Mucojo.
Nossas fontes disseram que “as FDS suspeitaram de uma bagagem que estava sendo descarregada numa viatura vinda de Mucojo e de seguida interpelaram, vasculharam, tendo descoberto que eram armas”.
Afirmaram ainda que “o responsável foi detido, mas, nessa altura tentou justificar que as armas tinham sido por ele recolhidas em Mucojo e tinha intenção de encaminhar às autoridades”.
Em Mucojo as armas podem ter sido deixadas ou abandonadas pelos militares das forças moçambicanas quando fugiam, após ataque terrorista à sua posição em meados de Fevereiro último.
Sem tecer mais detalhes, os nossos interlocutores disseram ainda que o suposto dono das armas e a respectiva bagagem foram carregados numa viatura da Polícia, em direção ao Comando Distrital da PRM de Macomia.
O relato de captura de armas vem numa altura em que a vila de Macomia vive uma agitação, com parte da população a dormir fora de casa, na sequência de informações dando conta que, supostamente, terroristas prepararam uma outra invasão à vila de Macomia, sobretudo em busca de mantimentos, mas, não é avançada a data. (Redacção)