Quelimane (IKWELI) – A cidade de Quelimane, capital da província da Zambézia, acolheu a 13 de fevereiro corrente, o primeiro festival do preservativo, uma iniciativa da Aids Healthcare Foundation (AHF Moçambique) em coordenação com o Conselho Provincial de Combate ao Sida na Zambézia.
O evento que teve palco no campo do Shirangano, nos arredores da cidade de Quelimane, foi marcado por várias actividades, incluindo dança e teatro, e contou com a participação de organizações como a Coalizão da Juventude Moçambicana, ACRIAJUDA, AMODEFA, AJOPEM, FGH, JOINT, N’weti, ODEC, OLAKA, OTANALA, PASSOS+, REVIDA, entre outros.
Da organização JOINT, Maik, considerou que para além da promoção do preservativo, o evento deu para inicializar activistas da agremiação, assim como se inserir como promotores de direitos humanos, bem como relançar parcerias com outras instituições que participaram do evento.
Dados distribuídos pela AHF Moçambique indicam, na ocasião, pelo menos, mais de 150 mil preservativos foram distribuídos gratuitamente.
António Júnior, assessor clínico provincial da AHF Moçambique na Zambézia, recordou, na sua intervenção, que “este dia foi criado para lembrar que o uso de preservativo é um dos melhores métodos para se poder fazer sexo seguro e evitar gravidezes indesejadas”.
Quem, também, falou na ocasião é o vereador do pelouro da Saúde e Acção Social do conselho autárquico da cidade de Quelimane, o qual anotou que “celebrar esta data, num contexto em que as doenças como o SIDA aumentam, é uma boa notícia”. (Redação)