Jota Pachoneia está liberto, mas sumiu

Nampula (IKWELI) – O activista social Joaquim Pachoneia, também conhecido por Jota, foi restituído à liberdade na tarde desta segunda-feira (12) pela procuradora do Gabinete das Legalizações instalado junto a 1ª Esquadra da Polícia da República de Moçambique (PRM), na cidade de Nampula.

Para além das fotos postas a circular, Gamito dos Santos, da Rede Moçambicana dos Defensores dos Direitos Humanos, confirmou ao Ikweli a libertação do cidadão, referindo que foi um trabalho árduo conseguir a liberdade do jovem.

A PRM justificou que mandou recolher, ilegalmente, Pachoneia por estar a proferir palavras injuriosas contra o Presidente da República (PR), Filipe Nyusi, e quadros da corporação, assim como por incitar jovens a violência colectiva.

Entretanto, Jota Pachoneia devia falar a imprensa as 10h desta terça-feira (13), mas os seus companheiros não conseguiam localizá-lo, dando-o por desaparecido, pois foram a sua residência e não o encontraram. Igualmente, foram a praça onde ele opera como taxista, mas não o encontraram.

Até ao fecho desta matéria, Pachoneia ainda estava incontactável, situação que colocava em desespero o seu advogado. (Aunício da Silva)

Hot this week

Durante o primeiro semestre: Mais de 200 pessoas tentaram suicidar-se em Nampula

Nampula (IKWELI) – Durante os primeiros seis meses do...

Nampula: Alfabetizadores defendem ser prioritária a actividade deles para as comunidadeS

Nampula (IKWELI) – Celebrou nesta terça-feira (8) o Dia...

Governo do distrito de Nampula reafirma prioridade na materialização de políticas de alfabetização

Nampula (IKWELI) – A administradora do distrito de Nampula,...

Promessa de casamento termina em burla cibernética no distrito de Cuamba

Cuamba (IKWELI) – Uma jovem enfermeira, de 35 anos...

Topics

Promessa de casamento termina em burla cibernética no distrito de Cuamba

Cuamba (IKWELI) – Uma jovem enfermeira, de 35 anos...

Moza Banco espera resultados gigantes com o projecto LFER

Nampula (IKWELI) – O Presidente da Comissão Executiva do...

Nampula: Acidentes rodoviários reduzem em 25% nos primeiros seis meses

Nampula (IKWELI) – A Polícia da República de Moçambique...

Deputados do PODEMOS capacitados em matérias sobre o Diálogo Nacional Inclusivo

Maputo(Ikweli)- O Partido PODEMOS capacitou esta terça-feira (8)  os...
spot_img

Related Articles

Popular Categories

spot_imgspot_img