Home ACTUALIDADE Jota Pachoneia está liberto, mas sumiu

Jota Pachoneia está liberto, mas sumiu

0
640

Nampula (IKWELI) – O activista social Joaquim Pachoneia, também conhecido por Jota, foi restituído à liberdade na tarde desta segunda-feira (12) pela procuradora do Gabinete das Legalizações instalado junto a 1ª Esquadra da Polícia da República de Moçambique (PRM), na cidade de Nampula.

Para além das fotos postas a circular, Gamito dos Santos, da Rede Moçambicana dos Defensores dos Direitos Humanos, confirmou ao Ikweli a libertação do cidadão, referindo que foi um trabalho árduo conseguir a liberdade do jovem.

A PRM justificou que mandou recolher, ilegalmente, Pachoneia por estar a proferir palavras injuriosas contra o Presidente da República (PR), Filipe Nyusi, e quadros da corporação, assim como por incitar jovens a violência colectiva.

Entretanto, Jota Pachoneia devia falar a imprensa as 10h desta terça-feira (13), mas os seus companheiros não conseguiam localizá-lo, dando-o por desaparecido, pois foram a sua residência e não o encontraram. Igualmente, foram a praça onde ele opera como taxista, mas não o encontraram.

Até ao fecho desta matéria, Pachoneia ainda estava incontactável, situação que colocava em desespero o seu advogado. (Aunício da Silva)