Terroristas intensificam ataques em Muidumbe, Macomia e Chiúre

0
227

Pemba (IKWELI) – Os terroristas continuam a intensificar ataques nos distritos de Muidumbe, Macomia e Chiúre, na província de Cabo Delgado, onde para além de atacar posições das Forças de Defesa e Segurança (FDS), queimam bens de civis e matam os donos.

Nossas fontes no terreno indicam que “foi relatado a circulação de terroristas nas aldeias da zona baixa de Muidumbe nesta segunda-feira (12). É provável que este grupo esteja a sair do distrito de Macomia, na zona de Chai, onde no sábado atacou aldeia Litamanda matando uma pessoa. Este grupo foi repelido pelas forças locais”.

Em Macomia, uma outra fonte avançou que na noite da última segunda-feira, “as forças sul africanas da missão da SADC lançaram foguetes ao ar, mas não alarmou a população, porém pouco depois foram ouvidos tiros, o que supõe que sejam militares que regressavam de Mucojo com mais corpos e eram uma suposta tentativa de criar pânico para a população não se aperceber do cheiro uma vez os corpos estão em degradação. Ainda não há ida à Mucojo-sede e vice-versa devido a situação de segurança”.

No distrito de Chiúre há informações garantem a ocorrência de um ataque jihadistas na última segunda-feira. “O ataque começou 15 horas e foi contra a sede do posto administrativo de Mazeze, onde queimaram infraestruturas públicas e religiosas e privadas com destaque mercado, igreja, centro de saúde, incluindo a casa destinada a residência dos padres. Não houve vítimas mortais, porque a população tinha saído quando se apercebeu que havia o movimento dos terroristas e fugiu para zonas seguras”. (Redação)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui