Nampula (IKWELI) – O governador de Nampula, Manuel Rodrigues Alberto, apela a população para participar, de forma massiva, na campanha de Quimioflaxia, orientada para a vacinação contra a malária, numa altura em que a doença continua sendo responsável por 20% das consultas nas unidades sanitárias da província.
O governante fez este apelo na manhã do último sábado (3), na cidade de Nampula, na esteira da celebração de mais um dia dos Heróis Moçambicanos.
“A malária continua sendo a causa principal de procura de cuidados de saúde por parte da população em Nampula. A prevalência da malaria em Nampula é de 54%, de acordo com o último inquérito de 2022”, recordou o primeiro governador eleito de Nampula, relatando que a campanha tem como foco crianças com menos de 5 anos de idade, de forma a protege-las desta doença.
E porque a província de Nampula continua, igualmente, a registar casos de diarreias agudas e cólera, Rodrigues precisou que a população deve observar as medidas básicas de higiene e saneamento do meio individual e colectivo.
“Intensificar as medidas de precaução contra a malária, doenças diarreicas e cólera, tratamento de água antes de consumo, limpeza das estradas, mercados e unidades sanitárias”, concluiu Manuel Rodrigues. (Ruth Lemax)