Circulação de terroristas está a agitar distrito de Quissanga

0
164

Quissanga (IKWELI) – Os moradores da sede do distrito de Quissanga, em Cabo Delgado, estão a viver momentos de pânico desde as 10 horas desta segunda-feira (5) devido a circulação de grupo de terroristas, mais outra vez na aldeia Mussomero, que dista há seis quilómetros.

Segundo fontes locais, os serviços públicos, por exemplo, as unidades sanitárias estão fechadas, quer na sede de Quissanga, como no posto administrativo de Bilibiza, neste último influenciado pelo pânico que se vive na sede do distrito.

“Por causa da situação da sede, eles também estão em pânico, uma vez não se sabe, mas, Bilibiza está calma, porém por causa disso estamos em alerta, por isso que fechou-se a unidade sanitária. Estes terroristas estão espalhados, estão a fugir de Macomia.  Estamos em pânico por causa disso, tem um grupo que saia de Pemba à sede voltou porque a situação não está boa em Mussomero”, explicou um funcionário público local, descrevendo que o medo naquelas duas regiões administrativas.

Nas semanas anteriores, grupos terroristas estabeleceram uma base muito próxima da aldeia Cagembe, no posto administrativo de Bilibiza. Devido às condições de vias de acesso fica difícil, as autoridades chegarem com facilidade em Cagembe embora parte da população tenha regressado.

Ao longo da Estrada Nacional EN 380, que passa pelo distrito de Quissanga, contactamos uma fonte na aldeia Moja que disse que “a partir daqui em Moja estamos a ouvir que estão em Mussomero, é a informação que temos, mas não estão a fazer nada, acho que vão ficar até atravessar o rio Montepuez, até tinham capturado o coordenador da ZIP de Mahate que saia de Quissanga-sede, mas deixaram”, acrescentou mais outra fonte. Contudo, este interlocutor explicou que a situação em Moja está calma. (Redação)

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui