Nampula (IKWELI) – O Programa Avançando a Educação das Raparigas (AGE), uma iniciativa da USAID, destinado ao apoio à Ensino Básico, distinguiu nesta quarta-feira (31.01), durante a abertura do ano lectivo escolar 2024, um total de 24 professores e 12 escolas, entre primárias, básicas e secundárias, em seis distritos da província de Nampula pelas práticas educacionais que promovem a igualdade de género na Educação.
Com o financiamento da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID), o Programa Avançando a Educação das Raparigas é implementado por um consórcio de 5 organizações, designadamente o Centro de Aprendizagem e Capacitação da Sociedade Civil (líder do grupo), N’weti, UATAF, Kukumbi e Visão Mundial.
Trata-se de escolas e professores nos distritos de Rapale, Mecubúri, Murrupula, Meconta, Monapo e Mossuril, distritos de implementação do Programa ao nível da província de Nampula.
O programa AGE tem como população alvo raparigas dos 10 aos 19 anos de 781 escolas primárias e 42 secundárias em 12 distritos, sendo 6 em Nampula e igual número na Província da Zambézia.
“A premiação de professor exemplar e a nossa escola, vai incentivar os nossos esforços de retenção da rapariga. Acredito que esta premiação vai incentivar outras escolas do nosso distrito a melhorarem a sua prestação na promoção da educação das raparigas”, disse o director da Escola Secundária de Chocas Mar, Mossuril em Nampula, Francisco Nimathe.
A professora premiada na Escola Secundária Armando Emílio Guebuza, em Murrupula, Sidónia Bernardo Artur Marenjo, disse que a premiação “é um incentivo para continuar a trabalhar em prol da educação da rapariga”.
Para o Programa AGE, a promoção da igualdade de género na educação, incentivando o empoderamento das raparigas e mulheres por meio do acesso equitativo à educação de qualidade, é fundamental para o avanço da educação da rapariga.
A selecção de escolas e professores que promovem igualdade de Género na Educação foi feita com base em critérios que incluem escolas que demonstraram esforços para garantir que todas as raparigas tenham acesso igualitário à educação, independentemente de suas origens, habilidades ou circunstâncias e professores que demonstraram compromisso em promover a igualdade de género na sala de aula, por meio de suas acções e atitudes.
As escolas premiadas são a secundária de Chocas Mar e primária e completa de Paquela, no distrito de Mossuril, primária completa Eduardo Mondlane e Escola Primária completa 12 de Outubro, no distrito de Meconta, Secundária Armando Emílio Guebuza e Escola Primária Completa de Murrupula-sede, no distrito de Murrupula, Escola secundaria Samora Moises Machel de Itoculo e Escola Básica de Bairro cimento, no distrito de Monapo, Secundária de Mutivaze e Escola Básica de Naiculo, no distrito de Rapale, bem como a Escola Básica de Naipa e Escola Básica de Tocolo, no distrito de Mecubúri.
De salientar que as escolas e professores/as premiados(as) serão convidados(as) a compartilhar suas melhores práticas em workshops, seminários, reuniões e programas de rádios locais, contribuindo para a disseminação do conhecimento e a melhoria contínua da educação para as raparigas nas províncias de Nampula e Zambézia. (Redação)