23 Trabalhadores que guarnecem depósito regional norte de medicamentos estão há 3 meses sem salários

0
297

Nampula (IKWELI) – Pelo menos 23 trabalhadores de uma empresa de segurança privada denominada 7Day Service Lda, que guarnecem o centro de medicamentos e artigos médicos regional norte, na cidade de Nampula, não auferem os seus salários há 3 meses.

O Centro de Medicamentos e Artigos Médicos (CMAM) regional norte é uma instituição do governo moçambicano, a qual fica localizada no bairro de Natikiri, nos arredores da cidade de Nampula.

A maioria daquele grupo de trabalhadores vive distante do local de trabalho, o que torna desafiante honrar com a sua presença pela falta de dinheiro para custear o transporte.

Uma trabalhadora que falou ao Ikweli, cuja identidade omitimos a seu pedido, conta que tem estado a passar por momentos difíceis, pois “nem os meus filhos consigo dar alimentos a tempo”. Ela diz-se desesperada porque está em processo a preparação do ano lectivo, não sabendo onde captar recursos para cobrir com as despesas escolares dos seus educandos.

“Diariamente devo apanhar dois chapa-100 para chegar ao trabalho e por vezes em um dia gasto 100,00Mt (cem meticais) com o transporte, então por parte da empresa esperamos a resolução da situação porque estamos aflitos e sem o que comer”, disse um outro trabalhador.

Uma outra trabalhadora exige que o governo intervenha, pois, o patronato pouco mostra-se disponível para solucionar o problema da falta de pagamento de salários.

“Estamos mal e temos dívidas nos nossos bairros, não temos dinheiro para fazer o pagamento”, disse um outro trabalhador, comentando que “trabalhei em varias instituições  como agente de segurança, aproximadamente 10 anos” e sempre há “problemas de salários neste locais e aqui em Nampula a situação é pior, as autoridades devem continuar a lutar para que estas empresas se comprometam em fazer o pagamento de salários aos seus funcionários que dependem do mesmo dinheiro para suprir as várias necessidades e preocupações familiares”.

Igualmente, os trabalhadores denunciam a falta de contratos de trabalho. “Por alguns meses auferimos um salário não favorável e não canalizam os descontos que nos fazem ao Instituto de Nacional de Segurança Social”.

O Ikweli entrou em contacto com Jordão José, Supervisor na empresa 7 Day Service Lda, mas sem sucesso, pois os contactos fornecidos pelos trabalhadores não estão acessíveis. A referida empresa não tem escritórios na cidade de Nampula, segundo apuramos. (Nelsa Momade)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui