Nampula: Pelo menos 2 pessoas perderam a vida vítimas de acidente de viação na noite de transição de ano

0
468

Nampula (IKWELI) – Pelo menos duas (2) pessoas perderam a vida na noite de transição de ano 2023 para 2024, em resultado de um acidente de viação ocorrido no mesmo período, na Estrada Nacional número um (N1), concretamente na zona da Subestação, na Cidade de Nampula.

Para além das vítimas mortais, outras três pessoas contraíram ferimentos graves, estando a receber cuidados hospitalares.

O acidente é do tipo despiste e capotamento, e aponta-se como causa do sinistro o excesso de velocidade por parte do condutor, segundo às autoridades policiais.

Trata-se do único caso de acidente de viação nesse período transitório, registado pela Polícia da República de Moçambique (PRM). No mesmo intervalo de tempo a Polícia disse não ter registado casos de criminalidade.

Por essas razões, o Comando Provincial da PRM, em Nampula, entende que a transição de ano 2023 a 2024 foi calma e ordeira, quando comparado aos incidentes da passagem de ano de 2022/23.

“Nas últimas 24 horas na província de Nampula a situação foi calma e controlada. Não tivemos o registo de nenhum caso criminal, porém tivemos o registo de um caso de acidente rodoviário, ocorrido por volta das 20 horas na N1, concretamente na fábrica de cerveja, envolvendo uma viatura ligeira de passageiro, onde um indivíduo, chegado ao local de sinistro, despistou e capotou, causando dois óbitos e três feridos graves. Os corpos foram de imediato removidos para a morgue do Hospital Central e os feridos estão em tratamento”, disse Rosa Nilza José Chaúque, porta-voz da Polícia da República de Moçambique (PRM), em Nampula.

Para além do crescente nível de consciência dos nampulenses face ao período festivo, a corporação entende que a redução dos casos de acidentes e criminais nesta fase, deveu-se a pronta intervenção das equipas de fiscalização.

“A polícia manteve-se no terreno toda quadra festiva como forma de garantia da circulação de pessoas e bens de uma forma tranquila e ordeira”, disse Chaúque.

“Ainda queremos apelar aos condutores que não se façam à via pública em estado de embriagues. Apelar também aos peões que ao se fazerem às ruas observem todas as regras de travessia para evitar que os casos de acidentes não venham a ocorrer. Também queremos apelar a população para que denuncie todos os casos criminais que ocorrem dentro da nossa sociedade para que a polícia possa encaminhar os casos aos órgãos da justiça para responsabilização criminal dos mesmos”, precisou a fonte.

O Hospital Central de Nampula, também, descreve a transição de ano como calma, apesar de ter registado a morte de uma criança, vítima de malária cerebral, seis vítimas de acidente de viação, bem como a agitação registada no serviço de maternidade onde, em 24 horas foram assistidos 37 partos, dos quais 15 cesarianas. (Constantino Henriques)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui