Home ACTUALIDADE Nampula: Exames escolares decorrem sem sobressaltos

Nampula: Exames escolares decorrem sem sobressaltos

0
308

Nampula (IKWELI) – Até esta quarta-feira (29), os exames escolares na província de Nampula decorreram na maior tranquilidade e sem sobressaltos, contrariamente ao que era característico nos anos passados, onde o registo de casos de fraude era recorrente.

O que se observa como constrangimentos, segundo apuramos em algumas escolas da cidade de Nampula, como Napipine, Nampula e Nampaco, são os atrasos dos próprios examinandos.

Na escola secundária de Nampula, notamos um ambiente calmo, apesar da circulação massiva de alguns alunos não uniformizados ao redor daquele estabelecimento de ensino, alegadamente aguardando informação sobre o seu júri de exame.

“Estou aqui porque estou à espera que colem o meu júri, tenho exame de Física às 13 horas e eu vivo em Mutaunha até agora são 10: 45 minutos, não sei como posso fazer”, afirmou o aluno Edinaldo Manhiça, referindo que “tenho que tomar banho, apanhar chapa-100 para voltar aqui mesmo ou se calhar o meu nome vai sair no parque popular”.

Outro aluno que não revelou o seu nome disse que hoje tem exame de Francês e seu júri ainda não foi colado e aponta uma distância enorme entre a escola e a sua casa. “Não sei porque não estão a colar nosso júri, estou aqui desde manhã à espera e até agora não estou a ver nada”, avançou.

O director da escola secundária de Nampula, Albertino Luís, disse que os alunos que reclamam a não afixação dos júris é por falta de cultura de leitura.

“Esses alunos, leitura para eles é difícil. Se mesmo alguns deles não sabem que horas vão fazer exames, calendário está aí assim como os júris”, disse.

Através da direcção provincial da Educação, o governo tem estado a fazer o acompanhamento do processo, tal como assegurou a directora Mariamo Agostinho, que referiu encontrar-se no distrito de Memba com esse propósito. (Malito João e Neide de Frisão)