Mudanças climáticas afectam campanha de comercialização de produtos agrícolas em Moçambique

0
320

Nampula (IKWELI) – O director-geral do Instituto de Cereais de Moçambique (ICM), Alfredo Nampuio, aponta as mudanças climáticas como estando a propiciar o aumento de pragas na produção agrária no país, facto que afecta a comercialização agrícola e dificulta o ganho de rendimentos assinaláveis por parte dos produtores.

Neste sentido, Nampuio assinala ser necessário garantir a qualidade dos produtos agrícolas, através de tecnologias resilientes a mudanças climáticas, de forma que a comercialização, armazenamento, processamento e exportação sejam possíveis.

“Quando temos os efeitos das mudanças climáticas, temos deparado com aquilo que é o aumento de pragas, olhando os ciclos de produção e obviamente afecta aquilo que é a comercialização, no entanto, como Estado temos a garantir que os produtores tenham insumos agrícolas para responder todas as dificuldades que possam ocorrer durante o ciclo de produção”, disse a fonte, anotando que “como todos nós sabemos, a comercialização constitui a única fonte de rendimento que o produtor tem para poder contribuir para a económica e satisfazer as outras necessidades básicas”.

O director-geral do ICM falava recentemente na cidade de Nampula, onde recordou que “outro grande desafio que enfrentamos neste processo é garantir o escoamento dos produtos no seio dos produtores para que este não enfrente incidentes agrícolas e possa prejudicar aquilo que é a boa convivência, sobretudo na resposta da garantia de bens de primeira necessidade”.

“Existe um trabalho comunitário no sentido de garantir que haja transitabilidade nas estradas terciárias, de modo a escoar os produtos que existem no seio das comunidades e trabalhamos com os produtores através da extensão rural para construção de celeiros tradicionais e artificiais para que os produtos tenham garantia de um ou mais anos de armazenamento”, garantiu. (Nelsa Momade)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui