Maputo (IKWELI) – A embaixada dos Estados Unidos da América (E.U.A), em Moçambique, apela para que os conflitos resultantes das 6ª eleições encontrem uma resolução justa em face as irregularidades reclamadas pelos partidos da oposição, os quais alegam fraude.
“A Embaixada dos E.U.A. reconhece a determinação com que o povo de Moçambique participou nas sextas eleições municipais multipartidárias no dia 11 de Outubro. A Embaixada dos E.U.A. juntou-se a observadores nacionais e internacionais acreditados para acompanhar o processo eleitoral em 12 municípios nas províncias do norte, centro e sul. Com base nos relatórios da Embaixada dos E.U.A. e de outros observadores, dos meios de comunicação social locais, dos delegados dos partidos, dos funcionários eleitorais e das organizações da sociedade civil, o dia da votação nos 65 municípios foi, de um modo geral, pacífico, mas existem muitos relatórios credíveis de irregularidades no dia da votação e durante o processo de apuramento dos votos”, lê-se numa nota de imprensa distribuída pela embaixada a partir de Maputo.
A mesma nota conclui que “a Comissão Nacional de Eleições (CNE) deve garantir que todos os votos são contados de forma exacta e transparente. Exortamos as autoridades eleitorais, os tribunais locais e o Conselho Constitucional a levarem a sério todas as queixas de irregularidades e a actuarem com imparcialidade. Um processo eleitoral limpo, transparente e pacífico é essencial para o futuro da democracia multipartidária de Moçambique”. (Redação)