Nampula: Indivíduos tentam saquear estabelecimentos comerciais alegando reivindicar resultados eleitorais

Nampula (IKWELI) – O princípio da noite da última sexta-feira não foi nada pacífico em alguns pontos da cidade de Nampula. É que um grupo indivíduos, alegadamente reclamando resultados eleitorais, promoveu actos de vandalismo, que incluíram queima de pneus nas ruas, saqueamento de estabelecimentos comerciais e arremesso de pedras contra viaturas em circulação.

“O dia de ontem (sexta-feira, 13) caracterizou-se por um comportamento desusado de pessoas que manifestaram práticas de desordem pública”, disse a imprensa Zacarias Nacute, porta-voz do comando provincial da Polícia da República de Moçambique (PRM), para justificar que “neste sentido, houve a necessidade de a Polícia da República de Moçambique ter que intervir para amainar os ânimos”.

Segundo Nacute, “foram actos que condicionaram a livre circulação de pessoas e bens ao nível da nossa urbe, houve tendência de saqueamento de bens em alguns estabelecimentos comerciais na área da jurisdição da 2ª Esquadra, houve o interrompimento da via, ao longo da rua dos Continuadores, e face a estas situações a polícia fez-se ao terreno para repor a ordem e após a presença policial houve tendências de retaliação, facto este que obrigou com que a polícia usa-se meios de persuasão para fazer a reposição da ordem e segurança pública”.

O porta-voz policial refere que os municípios das cidades de Nampula e Nacala são os que registaram alguma manifestação por insatisfação de alguns munícipes pelos resultados eleitorais.

“Queremos garantir que todas as situações da perturbação da ordem pública, a polícia irá responder de forma proporcional para garantir que a livre circulação de pessoas e bens, o decurso normal das actividades na nossa província possam decorrer sem nenhum sobressalto”, avisa esta fonte policial, concluindo que “nas últimas horas a polícia deteve 3 indivíduos, sendo 2 na área da 1ª Esquadra e 1 na área da 2ª Esquadra que estiveram directamente no processo de manifestação, que eram tidos como agitadores que influenciaram aos outros cidadãos a queimar pneus na via pública, assim como a arremessarem pedras para as viaturas que passavam, como também no saqueamento no mercado anexo aos Bombeiros”. (Aunício da Silva)

Hot this week

Governador de Nampula e parceiros de cooperação discutem regresso de famílias deslocadas à Memba

Alua (IKWELI) – O governador de Nampula, Eduardo Mariamo...

Governador de Nampula acena retorno à Chipene e Mazua

Mazua (IKWELI) - O governador de Nampula, Eduardo Mariamo...

Secretário de Estado do Vaticano vem a Maputo

Maputo (IKWELI) - O Secretário de Estado do Vaticano,...

Nampula: Jornalistas discutem sobre a carteira profissional

Nampula (IKWELI) - O MISA Moçambique e o Sindicato...

Topics

Governador de Nampula acena retorno à Chipene e Mazua

Mazua (IKWELI) - O governador de Nampula, Eduardo Mariamo...

Secretário de Estado do Vaticano vem a Maputo

Maputo (IKWELI) - O Secretário de Estado do Vaticano,...

Nampula: Jornalistas discutem sobre a carteira profissional

Nampula (IKWELI) - O MISA Moçambique e o Sindicato...

Governador de Nampula não quer sangue nas estradas  durante a quadra festiva

Nampula (IKWELI) - O governador da província de Nampula,...

Chapo e PMA reforçam parceria para apoio humanitário e programas sociais

Maputo (IKWELI) - O Presidente da República (PR), Daniel...

SdE exorta graduados da UniRovuma a servirem o país com integridade

Nampula (IKWELI) – O Secretário de Estado na província...
spot_img

Related Articles

Popular Categories

spot_imgspot_img