Home ACTUALIDADE Professor Doutor da UniRovuma “dedica-se” a enchimento de votos nas urnas na...

Professor Doutor da UniRovuma “dedica-se” a enchimento de votos nas urnas na cidade de Nampula

0
594

Nampula (IKWELI) – O Professor Doutor Jaime Álvaro Natércio Benedito, assessor do reitor da Universidade Rovuma (UniRovuma) foi uma das marcas que fica registada no contexto de ilícitos eleitorais na autarquia da cidade de Nampula, pois foi flagrado na escola primária e completa de Muahivire tentando introduzir boletins de votos na urna a favor do partido Frelimo.

Abiba Abá, delegada política provincial da Renamo em Nampula, denunciou este caso, mas no local dos factos o PhD Jaime foi empurrado por membros dos partidos da oposição que ali desempenhavam as funções de delegados de candidatura, mas valeu a protecção policial para que o pior não acontecesse.

“Na EPC de Muahivire, um docente da UniRovuma, de nome Jaime Álvaro Natércio Benedito, observador da associação Oteka, foi surpreendido na posse de 5 boletins de votos prontos para introduzir na urna entregues pelo presidente da mesa de votação número 8”, disse Abá, anotando que “como se não fosse bastante, houve momentos em que os delegados de candidaturas não eram facultados fichas de protestos ou reclamações, assim como situações em que havia recusa por parte dos presidentes em receber reclamações feitas”.

O facto de um PhD ser neutralizado na posse de boletins de voto criou uma certa revolta na comunidade académica de Nampula, e a UniRovuma viu-se obrigada a emitir um comunicado distanciando-se desta prática. (Redação)