UCM expulsa 4 docentes por assediarem estudantes

Nampula (IKWELI) – A Universidade Católica de Moçambique (UCM) expulsou um total de quatro docentes acusados de assediar sexualmente estudantes daquela instituição de ensino superior, por forma a garantir um ambiente saudável e livre de situações que limitam a qualidade de ensino.

Sem dar muitos detalhes sobre o assunto, o Reitor da UCM, Filipe Sungo, revelou ao Ikweli que o último docente foi expulso no presente ano.

Para o caso em alusão, e sem citar a província, o dirigente da UCM destacou a colaboração dos estudantes que pautarem pela denúncia, pois a instituição não tolera casos de género, visto que a missão do professor é de ensinar e não de assediar os estudantes.

“Tivemos denúncias, evidências e nós seguimos o regulamento e já não fazem parte da UCM quatro docentes, não só aqui em Nampula, mas no geral”, revelou.

De acordo com o reitor, no acto da assinatura dos contratos, os docentes recebem instruções referentes a ética da instituição, no entanto, alguns não se identificam com a vocação da docência e cometem tais práticas.

“O ser humano é complexo e para aqueles que não acatam aquilo que é a ética universitária, sinto muito, sinto muito, mas são pessoas com uma insensibilidade ética porque não percebem a sua vocação como docente que tem uma grande responsabilidade.  Um docente é aquele que está a contribuir para a formação da sociedade, agora aquele que não tem a componente ética é de lamentar”, afirmou.

Por isso, para desencorajar o assédio sexual nas instituições de ensino superior, o reitor é de opinião que as instituições de formação de professores passem a ser mais rigorosos no processo de seleção, bem como a introdução de matérias ligadas a ética de forma mais activa.

“Vamos começar da base, como eles são formados, os critérios de seleção como é que são, têm lá elementos éticos? Ou também há essas infiltrações, imagine um professor que concorre para essas vagas com via de esquemas já é um mau início e o que se espera desse professor. Procuremos ser sérios. Se nós queremos formar uma sociedade ideal e responsável comecemos pela base que é na formação de professores”.

Importa referir que, o reitor Filipe Sungo falava ao Ikweli no âmbito do dia do padroeiro Santo Agostinho e 25 anos da Faculdade de Educação e Comunicação da UCM, celebrado nesta segunda-feira (28). (Ângela da Fonseca)

Hot this week

SONIL apoia deslocados de Memba com 6 toneladas de produtos

Nampula (IKWELI) - A Empresa Sociedade do Niassa (SONIL),...

Músicos e artistas de Nampula e Nacala vão jogar pelos deslocados de Memba

Nampula (IKWELI) – A 21 do corrente mês de...

UniRovuma une-se à OrdEM para formar engenheiros à altura dos desafios nacionais

Nampula (IKWELI) – Com Moçambique a enfrentar um défice...

Mais de 650 famílias já regressaram voluntariamente à Memba

Nampula (IKWELI) – O regresso voluntário das famílias deslocadas...

Jovens da cidade de Nampula não têm coragem de fazer teste de HIV

Nampula (IKWELI) – Alguns jovens da cidade de Nampula...

Topics

SONIL apoia deslocados de Memba com 6 toneladas de produtos

Nampula (IKWELI) - A Empresa Sociedade do Niassa (SONIL),...

UniRovuma une-se à OrdEM para formar engenheiros à altura dos desafios nacionais

Nampula (IKWELI) – Com Moçambique a enfrentar um défice...

Mais de 650 famílias já regressaram voluntariamente à Memba

Nampula (IKWELI) – O regresso voluntário das famílias deslocadas...

Jovens da cidade de Nampula não têm coragem de fazer teste de HIV

Nampula (IKWELI) – Alguns jovens da cidade de Nampula...

Amontoado de lixo coloca em risco população de Mutauanha 

Nampula (IKWELI) – Os moradores do bairro de Mutauanha,...
spot_img

Related Articles

Popular Categories

spot_imgspot_img