Moçambique: Há cada vez mais interesse em participar nos processos eleitorais

0
378

Nampula (IKWELI) – O interesse em participar, activamente, nas sextas eleições autárquicas agendadas para 11 de Outubro próximo demonstra, claramente, o crescimento da consciência dos cidadãos em processos políticos e democráticos, tanto é que o número de candidaturas recebidas pela Comissão Nacional de Eleições (CNE) foi maior que nos últimos períodos.

Este dado foi confirmado por Paulo Cuinica, porta-voz da CNE, a margem da 15ª sessão plenária do órgão realizado na cidade de Maputo na última segunda-feira (16), o qual disse que este processo apresenta maior participação quando comparado ao de 2018.

“Já contamos com maior participação das formações políticas, pois em 2018 tivemos 19 formações políticas que manifestaram o seu interesse em participar nas eleições autárquicas e neste ano contamos com 23”, disse.

No encontro foram partilhados procedimentos de orientação dos proponentes aos partidos políticos, coligações eleitoras proponentes já inscritos, e os de mais interessados, com vista a garantir a eficiência e eficácia na preparação e na apresentação de documentos.

“A CNE acredita que com estes instrumentos aprovados, os concorrentes as sextas eleições autárquicas de 11 de Outubro poderão ter um guião ou um meio de orientação para que os processos de candidatura estejam devidamente instruídos”, entende a fonte.

O processo de inscrição de partidos, coligação de partidos políticos e grupo de cidadãos eleitores e do público em geral iniciou a 26 de junho e termina no dia 24 de julho corrente.

Passados 21 dias, foram inscritas 23 candidaturas, dentre formações políticas, coligações de partidos políticos e grupos de cidadãos. (Antónia Mazive)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui