Quelimane (IKWELI) – O autarca da cidade de Quelimane, capital da província central da Zambézia, Manuel de Araújo, foi galardoado pela Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos da América (EUA), reconhecido o seu papel de orientação ao desenvolvimento da circunscrição que dirige.
Penn Institute for Urban Research (Penn IUR) anunciou a 21 de Abril corrente, os vencedores do Prêmio de Liderança Urbana Lawrence C. Nussdorf de 2023, que reconhece os líderes que estão orientando as cidades em direção a um desenvolvimento sustentável e equitativo.
Para o presente ano, quatro líderes urbanos pioneiros de todo o mundo foram honrados, nomeadamente Steve Adler, Ex-Perfeito de Austin; Manuel A. Alculete Lopes de Araújo, Presidente do Conselho Autárquico de Quelimane em Moçambique; Eleni (Lenio) Myrivili, da Global Chief Heat Officer, UN Habitat & Arsht-Rock, e Chief Heat Officer, Atenas, Grécia; e Sheela Patel, Diretora Fundadora da Sociedade para a Promoção dos Centros de Recursos de Área (SPARC). A cerimónia da galardoação teve lugar a margem do 18º Fórum Anual de Liderança Urbana, intitulado Accelerating Urban Climate Soluções para Todos da PENN IUR.
Manuel de Araújo preside o conselho autárquico da cidade de Quelimane desde o ano de 2011, e tem se destacado na procura de soluções para a urbe, através de parcerias sustentáveis, aproveitando-se da sua experiência na sociedade civil, no ramo acadêmico, negócios e política, incluindo o seu envolvimento na defesa de questões ligadas à mobilidade ativa e clima.
Mano Mané, como é carinhosamente tratado em Quelimane, também, desempenha um papel fundamental dentro de instituições como United Cities e Local Governos (CGLU), bem como ICLEI-Governos Locais para a Sustentabilidade, onde é membro do Global Executive Committee e Global Co-Chair Para Resiliência. Em 2019, Araújo foi eleito Vice-Presidente do Conselho Nacional Do Congresso da Associação de Autarcas de Moçambique (ANAMM). Ele também serve como um Membro do Comitê Executivo do Parlamento Global de Prefeitos e um Membro Executivo do Pacto de Prefeitos para a África Subsariana. (Redação)