“Igualdade de Gênero é a única forma de garantir prosperidade”, defende a Alta Comissária do Canadá em Moçambique, Sara Nicholls

0
493

Maputo (IKWELI) – A igualdade de Gênero, que visa melhorar o emponderamento da Mulher e da Rapariga, e promover a igualdade, é crucial para Mocambique garantir a prosperidade, defende a Alta Comissária do Canadá acredita no país, Sara Nicholls.

A diplomata que falava, recentemente na cidade de Maputo, durante a cerimónia de lançamento do Relatório Anual sobre Género em 2022, na Universidade Pedagógica, organizado pela organização não-governamental moçambicana H2N, apontou que a representação total de mulheres na mídia é apenas de 8%, uma realidade que, segundo ela, deve mudar.

Nicholls disse que a igualdade do género tem sido uma componente fundamental da assistência internacional do Canadá em todo o mundo nas últimas décadas. “Desde 2017, com a adopção de uma política de assistência internacional femenista, o Canadá mudou todas as facetas do seu trabalho, pois acreditamos que o emponderamento das mulheres contribui para um mundo próspero para todos”, avançou Sara Nicholls.

Entretanto, Sheynise Shadia Muzé, representante organização H2N, afirmou que “comparando com o ano de 2021, este ano apenas 28% dos colaboradores que estavam nos 60 órgãos que nós avaliamos eram mulheres, podemos perceber um pequeno aumento comparado com o ano passado, nós tínhamos 27% de mulheres nas redações, mas ainda é um número muito pequeno tendo a discrepância entre o número de colaboradores masculinos e femininos dentro da redação”.

Sheynise Muzé avança, ainda, que se mulheres estão em menoria na redação, também , estarão em menoria na posição de liderança dessas redações.

Esta fonte diz que “foram avaliados nove (9) jornais, identificando um total de 4.965 artigos, dos quais apenas 133 artigos era sobre assunto relacionado à mulheres maioritariamente ligados a saúde e 139 artigos sobre o gênero, o que mostra que o total de artigos que foi avaliado apenas 5% falavam das questões relacionadas à mulheres”. (Antónia Mazive)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui