Município de Nampula admite não ser viável utilização de areia de montanha para o tapamento de buracos

0
326

Nampula (IKWELI) – O Conselho Autárquico da cidade de Nampula, liderado pelo edil Paulo Vahanle, admite não ser viável o uso de areia da montanha, ou seja, pó de pedra, para o tapamento de buracos nas estradas do centro urbano. Todavia, afirma ser via alternativa para reduzir o nível de degradação das estradas que caracteriza ciclicamente a chamada capital do Norte.

Há sensivelmente um mês que o executivo municipal usa areia de montanha para tapar os buracos nas estradas do centro urbano, facto que é contestado pelos munícipes que entendem não ser apropriado e viável o material, pois não garante a consistência, tal como se pode ler na edição 1166 do Ikweli publicado no dia 12 de Abril corrente.

Portanto, nesta quarta-feira (19), em uma entrevista concedida à Rádio Moçambique, no programa Janela do Repórter, o Conselho Autárquico da cidade de Nampula entendeu não ser viável o uso de pó de pedra, mas que foi uma das alternativas encontradas pela edilidade para reduzir o nível de degradação das ruas e avenidas no centro urbano, enquanto se aguarda o fim da época chuvosa para intervenção de vulto e com o material apropriado.

“Na verdade, estamos a fazer uma redução de base com o material que é o pó de pedra, mas à posterior este material tem de sair para compor a base original da estrada. Este é só um recurso para que tenhamos o mínimo de transitabilidade em alguns pontos em que a situação é caótica e ainda se encontram alagáveis muitas zonas na cidade”, explanou Yazido Muhidine, Vereador de Manutenção e Obras no município de Nampula.

Na sua abordagem, Muhidine reconheceu ainda o problema de transitabilidade no centro urbano, bem como nas vias de acesso dos diferentes bairros suburbanos do raio municipal, facto causado pela queda de chuvas que se registam neste ponto do país, mas, segundo o vereador, o executivo municipal encontra dificuldades em fazer a manutenção das vias em tempo record devido as chuvas. Outrossim, “tem o material todo já preparado para que assim que tiver cessado a época chuvosa realizar-se a manutenção das vias na cidade assim como nos bairros”, acrescentou o vereador. (Esmeraldo Boquisse)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui