Nampula: Desconhecidos incendeiam residências e igrejas em Murrapaniua

Nampula (IKWELI) – Três casas e duas igrejas foram queimadas, por indivíduos desconhecidos, no bairro de Murrapaniua, nos arredores da cidade de Nampula.

Construídas com base em material precário, as infra-estruturas, localizadas no posto administrativo de Natikiri, eram tudo o que as famílias tinham, mas que no dia 23 de Outubro corrente foram reduzidas a cinzas.

Em termos concretos, pelo menos 8 pessoas encontram-se ao relento, sendo que uma centena de crentes não tem onde realizar os seus cultos.

Fontes do Ikweli naquele ponto de Nampula asseguram que acto idêntico terá ocorrido, também, no princípio do mês e na mesma circunscrição.

“A nossa igreja foi incendiada por pessoas de má fé e não sabemos de onde tais pessoas vêm e se são deste bairro ou não. Devido a isso, é difícil chegar a uma conclusão. Esta não é única igreja que sofreu este incêndio”, disse ao Ikweli Eduardo António Amade, da igreja Adventista do Sétimo Dia de Murrapaniua.

Esta fonte entende que esta prática é movida por desavenças entre confissões religiosas distintas, o que resulta em perseguições.

“Os malfeitores quando ateiam fogo nas igrejas, assim como nas residências, a sua tendência não é de levar os bens, por isso sinto que os mesmos são pessoas de menos fé e que estão contra as crenças do cristianismo, tem inveja e que não gostam e perseguem esta religião”, comentou este religioso.

A fonte, fez saber que a situação de incêndio de casas e igrejas naquele bairro é do conhecimento das autoridades locais, e está em debate no sentido de se achar mecanismos que possam colmatar aquele fenómeno de terror.

Em relação as residências, o senhor Isidro Américo diz ter perdido todos os seus bens, e o fenómeno instalou medo em si e nos seus dependentes.

“Pelas 22 horas de domingo passado, a minha casa foi incendiada por pessoas desconhecidas e de má fé e dentro da casa éramos cinco membros, mas graças a Deus não houve danos humanos, apesar de nunca faltarem prejuízos de alguns bens materiais”, disse a fonte, assegurando que “neste momento já ultrapassamos, somente o medo é que resta, porque não dormimos em paz nesta unidade”.

Na situação de medo e pânico está a dona Isabel Eduardo, outra vítima que teme que o pior aconteça se a situação continuar. “Tenho duas casas e uma foi incendiada”, disse esta fonte, informando que naltura do sucedido um dos seus filhos encontrava-se a dormir, mas por sorte não contraiu ferimentos.

As autoridades comunitárias de Murrapaniua não escondem a sua preocupação face a este fenómeno, e um dos secretários, Joaquim Gimo, assegura que a informação já foi reportada as autoridades competentes. (Nelsa Momade)

Hot this week

Nampula vai instalar um sistema de vigilância da febre tifoide

Nampula (IKWELI) – O Conselho Executivo Provincial (CEP) de...

Bancada do MDM na AR advoga que Nampula deve receber maior bolo no orçamento para reconstrução pós-ciclones

Nampula (IKWELI) – Deputados da bancada do partido Movimento...

Nampula discute técnicas de combate a corrupção envolvendo magistrados

 Nampula (IKWELI) – A Procuradoria Provincial de Nampula, região...

Nampula: consumidores agastados com viciação de balanças nos mercados

Nampula (IKWELI) – Os consumidores da capital do norte,...

No âmbito de 100 de governação: HCN efectua cirurgia de catarata a 80 pacientes

Nampula (IKWELI) – O Hospital Central de Nampula (HCN),...

Topics

spot_img

Related Articles

Popular Categories

spot_imgspot_img