Nampula (IKWELI) – O Secretário de Estado na província de Nampula, Mety Gondola, esteve no posto administrativo de Chipene, no distrito de Memba, local, completamente, destruído em consequência do último ataque terrorista registado naquele ponto do país, onde garantiu mobilizar assistência humanitária directa as famílias vítimas destes ataques.
Gondola encontrou um Chipene destruído, o que o deixou desolado e chocado, anotando que aquele acto, apenas, contribuiu no retrocesso do processo de desenvolvimento local.
Infra-estruturas públicas e privadas ficaram destruídas, e a esperança da sua reposição é de a médio e longo prazo.
A miúdes, a população tende a regressar, tal como se notou na sede do posto administrativo de Chipene e no povoado de Canhunha, onde centenas de famílias tinham abandonado as suas casas e pertences fugindo a morte cruel imposta pelos terroristas.
Naqueles dois pontos, o Secretário de Estado na província de Nampula reuniu com a população regressada, apelando-as para que sejam mais vigilantes e a denunciarem qualquer presença estranha a realidade local.
No posto de Saúde local, Mety Gondola avaliou os estragos e numa interação com os profissionais ali afectos pediu para que continuem a assistir à população, enquanto são criadas condições melhoradas de atendimento de outras doenças, uma vez que quase todo material foi vandalizado. (Redação)