Home ACTUALIDADE Chiúre: Terroristas voltam a matar civis

Chiúre: Terroristas voltam a matar civis

0
142

Chiúre (IKWELI) – A seu modo cruel, os terroristas voltaram ao distrito de Chiúre, mais a sul de Cabo Delgado, tendo na madrugada do dia 1 de Setembro, causado morte e queima de casas, desta vez escalando as aldeias Muamula e Micolene.

As duas comunidades localizam-se no posto administrativo de Chiúre-Velho, sendo que a vítima mortal foi em Muamula, e em Micolene, apenas, queimaram casas e saquearam produtos alimentares.

Os residentes da vila de Chiúre confirmaram que a presença de terroristas no distrito era mais uma preocupação, depois de dias de alívio. “Só que há rumores em Mazeze, não sabemos ainda, mas isso está mal, mesmo aqui na vila temos medo, graças a Deus vimos aqueles militares da UIR a irem desse lado”, contou um comerciante do mercado da estação localmente conhecido por “wakopwatha”.

Sabe o Ikweli que a previsibilidade de aldeias do distrito de Chiúre serem atacadas foi constatada no dia 31 de Agosto, quando as aldeias que limitam Chiúre e Ancuabe, receberam notícias de localização de três corpos sem vida, junto do rio Megarruma, que separa os dois distritos.

Quanto aos detalhes, dá incursão do mesmo grupo, na aldeia Mbonge, no distrito de Ancuabe, o nosso jornal, apurou de fonte na sede que foram decapitadas, numa machamba, duas pessoas do sexo masculino.

“Eu tenho um colega, que um dos decapitados é cunhado dele, e o outro é primo, a situação não está nada bem. Até 17h a vila começa a ficar muito off (pouco movimento), disse um funcionário público, na sede do distrito de Ancuabe. (Redacção)